Atualizando o Iphone 3G.

Personas, to sem saco de cavucar photos, então esse post vai ser um blocão de texto. Se tem Iphone, vale a pena ler só pra sentir como é foda. Se não tem, pode ler só pra falar que iphone é pra idiotas.

Se não sabe app = aplicativo ou programa pra iphone.

Eu tenho um pimpão Iphone 3G do tempo do epa, que serviu (e ainda serve) muito bem seu uso. Quando viajo ele é meu computador de bolso, vejo temperatura, recebo e-mails, acesso facebook, reservos hostels, acesso meus computadores em casa e no trampo…. meu navegador já tá na nuvem (100% online) acesso msn, twitter, converto moedas, traduzo palavras, compro no ebay, pago o paypal, faço ligações via voip e ainda leio cracked! Detalhe é que esses apps são os que coloquei no iphone após atualização, antes tinha muito mais. Além do que o celular faz/recebe ligação e manda/recebe sms. Tenho uma frase boa: Obrigado Marcos Paulo.

Pois bem, se perco o iphone to perdido (mas tenho um localizador pra ele, fiquem frios que se perder eu encontro  fácil fácil). Mas metaforicamente perdendo, estou perdido.

Desde que o ganhei, mantive o mesmo sistema operacional: o 3.1.2. Velho pra xuxu, esse mesmo sistema me permitiu fazer o jailbreak (colocar programas não apple, como o iLocalis) e o conhecido e famoso Desbloqueio. Eu pude colocar qualquer chip de qualquer operadora (ajuda em viagens). Pois bem, a TIM, caridosa, começou a desbloquear os celulares dela e então meu desbloqueio acabou sendo inútil, mas ainda assim tinha o iphone com jailbreak.

Conforme o tempo foi passando, um a um os aplicativos começaram a se atualizar pro sistema operacional 4.0 (o primeiro saiu em abril de 2010 e mes passado saiu o 5.0). Com isso, já não carregavam no meu aparelho. Meu celular coitado, foi perdendo mais e mais apps (o ebay foi um dos primeiros) e o que me deixou puto foi o Fring. Pra quem não sabe o fring é um multi mensagem instantânea que é melhor que o msn pra iphone. E com ele eu faço ligações voip via voipraider. A uns 3 ou 4 meses resolvi atualizae e pronto, perdi o fring. Nindjamente eu baixei uma versão antiqua, instalei via installous (praticamente O PIRATA dos iphones) e tinha um fring funfando.

Só que de uns tempos pra cá surgiram mais e mais apps que no final das contas valiam a pena ter (ebay, whatsapp, paypal, imessage).E até um dos poucos que eu paguei só fazia backup pra dropbox em versões a partir do S.O. 4

Depois de muito pesquisar descobri que os Sistemas Operacionais (daqui pra frente chamados de O.S. do inglês) 4.0 pra frente tendiam a deixar o iphone 3g (o meu) muito lento mesmo.  Li críticas bem extremas ao SO 4.0 (discussões do ano passado) e muita gente falando que era melhor mudar do 4.0 pro 4.2.1. Depois de muito pesquisar, resolvi dar uma chance a esse S.O. já que meu iphone era fuçado de cima abaixo e tinha todas as basebands salvas (baseband é um firmware do celular… não pergunta.  O baseband é o motivo que muitos iphones hoje só servem de tocadores de música, uma atualização errada e panz, perdeu).

Muito burramente não fiz um backup e tentei atualizar. Tecnicamente foi fácil, rapidinho fiz o que precisava e pronto. Tinha um celular rodando 4.2.1. Nada mais comum que instalar todos meus apps, certo? Veja a lista:

Cydia (loja não apple – os itens que não tem descrição são arquivos que outros aplicativos usam)

Activator
afc2add   (Permite usar o iphone como pen drive, via cabo)
airplane sbsettings
appsync for
apt 0.7

backgrounder  (abre mais que um programa)
big boss icon set
bite sms  (melhor programa de sms)
boss paper  (muda o fundo, coisa que não podia antes)
bossprefs  (configurações extremas do iphone, super necessário)

cycorder (filmadora pra 3g como o meu que não filma nativamente)
cydia instaler (loja paralela)
cydia translations

data toggle
dtunes (itunes paralelo)

enhanced c torrent (sim, baixa torrent no meu cel)
erica utilities
essential

hackulous

ifile (gerencioador de arquivos pra iphone)
ilocalis (localizador)
ilocales daemon  (programa localizador escondido)
inmsonia  (não deixa o wifi cair quando entra em modo de espera)
instalous 4 (programas piratas apple)
iphone delivery (Confirma recebimento de sms, coisa que o iphone comum não faz)

libpush
lock calendar (Mostra os compromissos do calendário na tela de destravar)
lockdown (pões senhas nos programas)

mobile substrate
mobile terminal (acesso interno foda, estilo terminal do windows)

open ssh (acesso via wifi ao sistema interno do celular)

pkgbackup (backup dos programas não apple e etc)

recent callog delete (deleta SÒ UMA chamada e não todas)

saurik source
sbsettings  (conf foda, amigo do Bossprefs)
sbsettings toggles
serious sbsettings
sinful iphone repo
source gui

winterboard  (Muda o estilo de tudo, personalização completa do iphone)

Fora os apple:

angry birds
bailout wars
beer prices
bejeweled 2
bastination
broken sword
car care
currency converter
doodle jump
drinks dictionary eboy fix pix
quitar hero
hold em
iblast moki
ilighet
invaders
minogore
money xe
panolab pocket gold
sf4 iphone
shazam
solar quest
stardefence
swancolab
thesimpsions
top shelf
trucobrasil
wikipanion plus
camera bag

Ao terminar eu tinha um iphone atualizado, rodando coisas que eu nunca imaginei ser possível (porcentagem da bateria!!! TIAMUUU) e talz. Tudo lindo. MAS LENTO PRA CARAIO.

No primeiro dia a bateria foi-se toda em 6 horas. Fuçei e depois de redefinir a rede e reiniciar, consegui o incrível tempo de 32hs com uso normal. Tava na média.

Foi quando eu tentei fazer o upload de uma foto pro facebook que começou: travava tudo. Daí pensei, “vai via twitter”. Era outro que sequer abria. E a gota dágua foi que pra meu som do carro tocar as músicas do iphone, eu precisava reconectar o cabo umas 15 vezes.

Triste, toquei o foda-se. Caso fosse pra ter um iphone 4.2.1 todo original com pouca bateria, sem porcentagem de bateria, sem localizador mas que tocasse as músicas rapidamente, que fosse.

Restaurei a uma versão zero bala e usei por uns 2 dias. O celular estava um jato. Mais rápido do que nunca, eu fiquei impressionado. Bateria durando ótimamente bem também!

Procurei alternativas pros programas favoritos (iLocalis principalmente) e até achei. Só que só funfam no iphone 4. Como quem não quer nada, resolvi só fazer o jailbreak pra instalar o basicão né: Lockdown, LockCalendar, Intalous, Cydia, Ilocalis, PKGbackup, Bosspaper, bossprefs… Instalei quase todos esses quando de repenteo facebook não abria. Fui desinstalando um por um e descobri o culpado: lockdown.

Pois fazendo cálculo, a vaga lembrança do meu aparelho (meu celular não tem memória), não comportaria tantos programas rodando ao mesmo tempo (normalmente backgrounder, ilocalis, winterboard, lockdown, insomnia, lock calendar, bossprefs). Resolvi não instalar o que não fosse estritamente necessário e dei adeus ao backgrounder, insomnia, Lockdown e pkgbackup.

Instalado só o basicao, meu 3g velho da porra parece um pouco mais rápido do que era nas antigas, as vezes trava uma ou outra coisa (e tenho que reconectar umas 3 vezes pra funcionar no rádio do carro) mas com alguns tweaks (desligando o push, redefinindo as conf. de rede e instalando o nospot, que evita um programa fução da apple que come bateria e memória) acabei tendo um celular mais rápido, com bateria melhor do que era e porcentagem da mesma, que roda os programas mais novos sem problema.

Pra quem quer atualizar o iphone 3G 3.1.2 (se é que ainda exista) eu digo que fuçando um pouco, acaba melhor do que era. O fato de só perder 1% da bateria passando a noite fora da tomada, é lindo.

O problema é que agora eu quero um celular mais atual e pelo jeito vou vender esse… pelo menos acho que um novo dono feliz ele terá.

Ps: com a porcentagem da bateria, fica mais fácil saber quando a o celular está DEScarregando ou não, na tomada. É um problema comum que eu já tentei resolver aqui , aqui e aqui.

Acho que o maior problema com essa atualização (tirando ter que restaurar 2 vezes) foi achar um programa que me permitisse acessar o celular como o DiskAid antigo fazia(o novo deu pau e o antigo nem sabia que existia SO4). Graças a Net achei o Iphonebrowser que tem lá seus problemas, mas é MUITO superior ao velho diskaid.

Outra coisa que eu tive que fazer foi atualizar meu itunes 9 alguma coisa pra a versão atual. Ah, e tive que reconfigurar do zero a maioria das personalizações que eu fiz. Perdi meus toques mas nada que o iphonebrower não resolva. Agora não sei se coloco meus sons personalizados de sms e etc de novo…

 

Porém, um dia depois…

Foi ir dormir com a bateria a 100% que no outro dia as 6 (depois de 3 alarmes) estava em 98%. Pra um iphone está sensacional! Acho que com algumas configurações mais mão de vaca, consigo fazer que gaste 1% sem uso a noite toda (como disse aqui no post).