Ilocalis – App do Iphone – Review

Dos programas para iphone, você tem uns utilíssimos, úteis, inutilíssimos e jogos. A grande maioria é inutilíssima, mas alguns se destacam por que fazem coisas que ajudam muito sua vida.

Programas como GoogleEarth, LEBContacts, Airsharing, Echofon, o aplicativo WordPress, Fring, app do Paypal, Ebay, MoneyXE, Skype, os aplicativos da Gol e Tam e Teamviewer são exemplos de apps oficiais da Apple (que devem ser comprados [tecnicamente]).

Já na loja não oficial – Cydia, acessada via Jailbreak – temos o Cycoder, Installous, Bossprefs, Insomnia, BossPaper, Winterboard, Lockdown, o Terminal móvel e o próprio Blackrain.

Cada um desses tem uma função, mas a que eu vou comentar hoje é um que manda a localização do seu Iphone via net. O programa se chama Ilocalis e é o mais próximo que temos do FindMyPhone do pacote MobileMe oficial da Apple.

MobileMe é um conjunto de programas (pago) com utilidade variada, sendo que o FindMyPhone é um app no meio do pacote, que localiza o aparelho em caso de perda. Antigamente ele era pago por mês, atualmente é grátis PORÈM se paga pelo pacote MobileMe (99 dólares por ano). Já é um passo melhor que pagar os U$99 mensais de antes, mas ainda assim é muito longe da nossa realidade.

Já o Ilocalis têm praticamente a mesma função e custa entre 15 e 100 euros. Não sei por que a diferença, mas acho que seja pra ter em mais que um iphone… Você escolhe pagar o básico (15 euros) ou acima para a conta premium. Aceitam Paypal.

As funcionalidades do programa na conta básica:

  • Permite você “acessar” seu Iphone via net (enviar comandos pelo site, mais sobre isso depois) ou via comandos SMS.
  • Encontrar amigos próximos
  • Compartilhar sua localização na internet
  • Rastrear o celular
  • Controlar remotamente
  • Mandar mensagens para ele de graça

Já na conta premium:

  • Backup e limpeza remota
  • Zonas de alerta
  • Suporte a Push
  • Gravação de som remotamente
  • Travamento remoto
  • Travar a remoção do Ilocalis

Dentro do site você tem claramente os comandos abaixo:

  • Atualizar localização (triangula via GSM e envia a localização pra internet)
  • Fazer uma ligação remota (Faz seu celular ligar para o número escolhido por você)
  • Ativar desvio de chamadas (Quando te ligam pro número, o programa manda pra outro número escolhido)
  • Mostrar caixa de mensagens (Mostra uma caixa onde você pode “conversar” com o celular, trocando mensagens)
  • E enviar uma sms remota (já descreve tudo né?).

Essa última é muito boa pois se a pessoa muda o chip da operadora, o programa envia (com o crédito do novo chip) uma SMS pra outro número escolhido. No modo premium, você cadastra um número que sempre receberá a SMS do novo chip, que comprovei quando minha velha recebia várias mensagens quando eu trocava meu TIM pelos chips europeus que usei por lá.

A idéia dos comandos do site é que eles só serão executados na próxima vez que o programa verificar comandos online. Você pode escolher uma gama não muito variada, entre uma vez por dia de 5 em 5 minutos.

Você pode também mandar o celular executar os comandos via SMS mandando uma mensagem ao número do celular que ele responde, seja pra internet ou mesmo ao celular que você usou pra mandar a mensagem, dependendo do crédito que você tem, em caso de pré-pago.

Outra configuração que você pode fazer é de quanto em quanto tempo o celular manda a localização dele pro site, variando de “tempo real” e “rastreio inteligente” e indo de 5 a 60 minutos, fora o “por demanda” que é de quando em nunca.

A desvantagem aqui é que o rastreio e atualização de comando muito frequentes acabam com a bateria do celular e em caso de pré-pago, seu parco crédito.

A vantagem é que se você já tem o programa instalado, em caso de perda, furto ou qualquer desventura, você encontra o celular. Creio que nem “formatanto” o iphone você consegue retirar o programa.

Eu utilizo e recomendo, o preço não é tão alto e a funcionalidade é boa. È como um seguro de Iphone, coisa que nunca vi. Como a TIM ainda está com essa promoção louca de acessar a Internet todo dia o dia todo por 50 centavos/dia, deixarei o link para o mapa onde compartilharei minha localização por uns 15 dias.

Clique aqui para ver minha localização (De hora em hora)

Você pode mandar uma mensagens por lá, que devo receber a cada hora (10:10 recebo mensagem mandada de 09:11 até 10:09 e assim por diante)

O lado ruim é que em certos lugares não é tão acurado… Normalmente ele te fala qual é a margem de erro. Vi aqui de 10.000 até 47 metros.

Mas lembrando que o mapa só foi compartilhado por 15 dias, após isso o link expirará.

Anúncios