Review rabugento do Amazing Spider-Man (Espetacular Homem-Aranha) – Spoilers até a alma – Parte 1

Pra quem não leu no título, esse post tem spoilers. Se você não quer saber detalhes da trama do filme (ou segredos sei lá) não leia o post, por que vou dedurar tudo.

Ok.

Avisados

Eu postei bem por cima do filme do aranha já, mas como sou fã dos quadrinhos, sinto informar que sou implicante. Já tinha dito antes e digo de novo, o personagem de todos os filmes do aranha NÃO é o Homem-Aranha que eu conheço. È tipo uma outra realidade em que tudo é meio parecido, mas não é o “real”. Já assistiu Sliders? Ou O Som do Trovão ( O filme, não o conto que eu resenhei)? Que tal Efeito Borboleta? Ok. È assim. Dos quadrinhos é uma coisa (que eu sou fã) e dos filmes é outra (que… nhé… whateva).

Pra começar:

O aranha tá muito “Muderrrno”. Sim, ele é um pouco nerd, é um pouco excluído, mas ele é só um deslocado E também é um rebelde. Porra, ficar andando de skate no colégio, onde numa sequência é dito claramente que NÃO SE PODE, deixaria a tia May dando saltos carpados de raiva. E o perigo do guri quebrar um braço?

Engraçado que sempre parece que May pode morrer por nada. Só que pelas minhas contas ela tem uns 120 anos e fica mais nova a cada ano.

Peter nada mais é que um deslocado. Não um nerd, não um geek… não um cara criado pelos tios. Outra que de um tempo pra cá todo filme mostra como se  Peter já fosse dedicado a fotografia ANTES de ser aranha. Lorota, Peter Parker só entrou na fotografia por que Jonah Jamerson do Clarim Diário pagava muito bem por fotos do vigilante mascarado que ninguém conseguia fotografar! E Peter precisava da grana pra manter a casa e a avó.

Essa é outra, a grana do Clarim Diário. Essa mídia é mencionado levemente umas duas vezes, já que tem um jornal na TV e na internet. Jonah Jamerson, o Ahab de Peter, sempre usou o aranha como forma de vender mais jornais e devo dizer que nos filmes anteriores foi interpretado PERFEITAMENTE! Parabéns ao ator J. K. Simmons dos 3 primeiros filmes do aranha.

Quando um co-coadjuvante é o personagem mais fiel aos quadrinhos, complica.

Podiam manter pelo menos isso…

Mas voltando

Peter tem problemas de abandono dos pais. Sim, nos quadrinhos ele têm, mas no começo de carreira ele é bem ajustado. É muito sutil a necessidade dele agradar as pessoas (afinal ele foi abandonado). Nada de draminha adolescente que é mostrado no filme. Os pais deles serem cientistas (e possivelmente fazerem testes neles a lá primeiro filme do Hulk) foi bem forçado.

Outra que ligaram a origem de Peter à origem do Lagarto, mais ou menos como fizeram no ótimo desenho Espetacular Homem-Aranha mas em vez de pegar as partes boas do desenho, pegaram as fuleiras…

Peter vai atrás de Curt Connors e POR SORTE é o dia em que vai rolar um tour pra traineers. POR SORTE a garota que ele curte do colégio é a guia (que por POR SORTE é filha do chefe de polícia). POR SORTE ele bate num cara que POR SORTE derruba um papel que menciona o  trabalho do pai de Peter que POR SORTE ele achou no dia anterior. POR SORTE ele justamente ele que foi possivelmente alterado geneticamente pelos pais (ok, isso eu preciso confirmar nos próximos filmes) é mordido por uma aranha. Detalhe? Curt Connors é especialista em Répteis e quer mutar mamíferos. Por que diabos ele tem aranhas mutantes no prédio? Ah, POR SORTE Peter nunca é pego por uma câmera de segurança ou alarme quando invade o “ninho” das aranhas (li que elas faziam um cabo de aço fodão pra empresa Oscorp… sei lá heim). È muita sorte pra um cara só.

Continuando, Peter é mordido NA NUCA por uma das aranhas. Sério mesmo? Nuca? Jura?

No original dos quadrinhos

Uma das várias versões dos desenhos (todas foram parecidas)

E no filme de 2002:

POR QUE DIABOS NA NUCA??? Sério, é útil? É relevante? Não! Então por que?

E pra cair o ânus do posterior lombar: A aranha depois de morder Peter, enfia teia na mordida e desce pelo fio… Mas não funciona assim! Aranhas não picam pela bunda…. A menos que ela deu uma defecadinha, tipo um Percevejo. WTH? Os poderes do Aranha vieram da Doença de Chagas?

O metade Aranha, metade Percevejo! Homem-Aranhevejo!

Devo confessar: O aranha demonstando os poderes (principalmente na casa dele) foi hilário e bem colocado hahahah.

Mas porém contudo todavia…. entrementes, Peter demonstra os poderes primeiramente descendo a bolacha em uns caras no metrô, na volta pra casa. Um carinha vai dar uma de legalzão e zuar com Peter (que estava febril dormindo) e Peter joga a cerveja que o cara tinha, na namorada do cara. Depois arranca a blusa dela e… Meu, a sequência é legal, não é o crime que vocês estão pensando. Tão legal que QUASE me fez esquecer uma coisa.

Ele toca o foda-se pra identidade secreta:

Esses caras do metrô não são bonzinhos. E eles viram claramente e várias vezes a cara de Peter. Sim, na sua primeira aparição Peter já é “desmascarado”. Mas não é só isso.

Ele vai usando os poderes (pouco ou muito) sem máscara umas belas de umas 3 vezes que são mostradas.  Até que decide usar máscaras devido ao… telecatch. Depois falo disso. Mas então, os bandidos que ele encontra falam “sabemos quem vc é!!!”. Mais gente sabe então. Daí ele faz a máscara.

Quase em seguida ele revela a identidade secreta pra Gwen Stacy, a garota pela qual ele está apaixonado. E olha que eles só sairam UMA Vez. Juro. Ele vai na casa dela pela primeira vez e “OI SOU O ARANHA, beije-me”. Vou tentar essa um dia. Claro que na sequencia ele pula da cobertura do prédio dela, então se não fosse realmente o aranha seria o último desejo do suicida mais romântico dos filmes… ok.

Ele vai salvar a galera na ponte (primeira aparição do lagarto) e um guri fica preso em um carro que está pegando fogo e o kct. Ele novamente tira a máscara, pra salvar o moleque.

Logo Peter vai tentar tirar fotos do lagarto pra vender (fiel aos quadrinhos!!!) e perde a máquina que tem atrás “PROPRIEDADE DE PETER PARKER” (coisa nerd de se fazer, nome em tag, foi até legal) mas PORRA! EM CASO DE MERDAS ASSIM VC TIRA O NOME DAS COISAS!!! BUUURRRO. Agora o Lagarto já sabe quem é o Aranha.

Depois o Aranha precisa atravessar a cidade pra salvar a cidade e é taserado pela polícia. Incrivelmente SÒ o pai de Gwen (George Stacy, chefe da polícia) descobre a identidade.

No fim do fim do filme, Connors encontra um cara na prisão que fala “Vc falou a verdade pro garoto?” VULGO mais gente sabe a identidade. Meu. A máscara tem formigas? Dá coceira? Fora qwue metrô tem câmeras. meliantes tem memória. A polícia filma quase tudo.

Por que ele não assume logo a identidade como o Homem de Ferro fez?

Ou como o Homem-Aranha fez numa coletiva de imprensa em 2006

E vou falar, pode ter passado despercebido pra muitos mas…

Altas porcarias:

Não sei se é por causa da teoria do gato sujo ou sei la, mas só de ver já bate um nojo grande.

Peter chega em casa todo esbaforido depois de bater na galera do metrô, logo que foi mordido pela aranha. A tia dele vai falar com ele e ele pega uma mosca no ar! Foda! Sabe o que ele faz na sequëncia? Põe os mesmos dedinho na boca. Ok, pode ser implicância minha né?

Peter vai tentar tirar fotos do Lagarto no esgoto e apanha mais que o coiote no desenho do papa-léguas. Por algum motivo estranho ele resolve ir na casa da namorada (de uma semana) pra ela ajudá-lo, em vez de ir pra um hospital falar que caiu andando de skate, sei lá. Numa cena cheia de ternura e tensão sexual, ela ajuda a limpar os ferimentos e o beija. O mesmo cara que acabou de mergulhar no esgoto. Sério, não tenho Transtorno Obcessivo Compulsivo com limpeza – aliás, quem me conhece diria que eu tenho vários TOCs com outras coisas, mas sou negativo na questão de limpeza – porém na hora do beijo eu só conseguia pensar em tomar um banho. Mas aliás,

Peter é não é lá muito esperto

Como o lance da identidade já entregou, claro. Mas além disso temos 2 pontos que demonstram a genialidade dele (e vários que demonstram o burrialidade):

  • Criar um travador de porta (pra quando está vendo coisas obscuras no computador – safadjeeenho)
  • Criar um lançador de teia.

O travador de porta, qualquer kit lego eletrônico faz. O lançador de teias devo dizer que é um puta trabalho de engenharia. Tão foda, mas tão foda, que sabe o que seria mais simples? Criar a teia. Mas ele não criou a teia. Essa teia ele compra da empresa Oscorp. A mesma empresa que vai ser fábrica de vilões (leia minhas palavras).

Porra, adorei os lançadores, mas sério mesmo que ele vai comprar matéria prima no ebay? Assim qualquer um é meio aranha! Outra que todo mundo sabe como dissolver o bagulho, não?

Podiam fazer como nos quadrinhos ultimate, em que quem criou a fórmula da teia foi o PAI de Peter.

Só que o maior sinal da capacidade intelectual de Peter Parker, que aliás está entre os top 20 gênios do universo Marvel, é o fato dele CRIAR a fórmula das teias. Chegou a impressionar Reed Richards, o Senhor Fantástico do Quarteto Fantástico… considerado o maior gênio (terrestre) do universo Marvel. Claro que ele não fazer as teias, mas fazer o lançador não é tecnicamente chamar ele de burro. Burro eu chamo pelas outras tosquice que fez (revelar a identidade no primeiro encontro, roubar). Roubar? Bem…

Ele perdeu a motivação

Nos quadrinhos Peter se culpa por que não segurou um ladrão quando o cara escapava, por vingançinha ao dono do lugar de luta livre que sacaneou ele. Esse mesmo ladrão mata o pai adotivo dele Tio Ben logo em seguida.

A sequência do filme de 2002 é mais ou menos isso só que tem um ponto lá que eu não gosto que e a “inação”. No gibi, a única coisa que Peter fez foi “não fazer nada” (Inação). No filme de 2002 ele SAIU DA FRENTE do ladrão (tanto é que o ladrão agradece quando a porta do elevador fecha). O que ele fez fou uma AÇÃO – Sair da frente.

Nesse filme, Peter sai putinho por que o tio dá um ralo meio sem sentido: Peter devia acompanhar a tia May por umas 10 quadras até a casa deles. Até eu achei o velho meio paranóico quanto a segurança. Só que depois esse mesmo velho vê um cara derrubando uma arma e em vez de pensar “Caraio, que inseguro! exatamente ocmo eu pensava! Vou levantar as mãos”, o véio tenta tomar a arma do meliante. Morreu né playold!

Mas qual a ligação de Peter com o assassino? Peter vai comprar um gatorade acho, no que o caixa babaca da conveniência não vende por que faltam uns 3 centavos. Peter sai decepcionado mas o cara que ia fazer compras depois dele, dá um jeito de roubar o dinheiro do caixa, sem o funcionário perceber. Quem percebe é Peter que está saindo, mas o assaltante joga a o gatorade pro “nosso herói” mais ou menos pra comprar o silêncio deste. Peter sai da conveniência por uma porta, o ladrão correndo por outra e da porta que saiu Peter, sai o caixa pedindo ajuda pra segurar o ladrão. Peter nega (numa vingancinha contra o caixa) mas quem ouve os pedidos de ajuda é o tio Ben, que procurava Peter depois que o guri saiu de casa. Vc sabe o que acontece né? Tiro na barriga, morte do velho e um dos choros forçados mais toscos dos ultimos 20 anos (incluindo novelas da Record).

A polícia vai pra casa dos Parker, e Peter consegue um retrato falado do assassino. Nas noites ele sai por aí procurando pelo cara, mas prendendo pessoas parecidas. Mas sabe o que a polícia não faz? Não consegue as fitas de vídeo da conveniência que o assaltante roubou. Por que se conseguisse ia ver claramente que Peter conseguiu o gatorade do assaltante, e até explicar que ele não era cúmplice, já teria ficado na delegacia um booom tempo. Fora que na ponta do lápis, Peter nos quadrinhos não ajudou nem atrapalhou o assaltante. No filme de 2002 ele ajudou (saindo da frente do ladrão), e nesse ele foi cúmplice mesmo: ganhou algo de graça, proveniente de furto. No Brasil ele seria indiciado como receptador (Receptação Dolosa), no mínimo! Até por que sabia do furto! Nos EUA ele seria “Accessory” – uma pessoa que ajuda um criminoso.

Por Receptação:  Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão (1  a 4 anos) pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Como Acessory: A lei comum americana considera que o acessório deve pagar igual o criminoso que cometeu o crime, e não sei como o estado de NY interpretaria a co-relação pelos crimes do assaltante lá (furto e homicídio).

Então Peter virou o aranha por pura e simples necessidade de vingança. Como o Batman que precisa sair toda noite e bater nos meliantes pra se sentir bem (e não usara fortuna pra arrumar Gothan).

Pra não falar que o Aranha clássico nunca pensou em vingança, ele na verdade conseguiu encontrar o assassino do tio Ben logo depois que o cara escapa, no mesmo gibi!

E perceba que ele percebeu quem era o cara SEM ter que tirar a máscara!

Só que Peter descobriu que ele podia fazer a diferença. Com os poderes dele ele podia evitar que outros “Tios Bens” perdessem a vida. O aranha não combate o crime por vingança, faz por que quer proteger a todos. Inclusive é um dos motivos pelo qual o aranha é um pé-rapado: Passa a maior parte do tempo tentando ajudar os outros e não cuidando da própria vida.

Já o do filme é só vingança no começo. Depois é um pouco de responsabilidade. Ah é.

Peter é o responsável pelo aparecimento do Lagarto

Por que ele entregou a fórmula tão bem guardada do pai dele pra Curt Connors. Aliás, acho o Connors um personagem muito legal nos quadrinhos, mas mal desenvolvido nesse filme. No começo parece que Connors estava diretamente ligado com a morte dos pais de Peter (como o trabalhador indiano da Oscorp diz várias vezes) e Connors resolve testar a fórmula nele mesmo pra evitar que veteranos fossem usados como cobaias.  Ok, ele é bonzinho.

Daí ele fica meio louco e resolve transformar todos em lagartos humanos. Ok ele é mau (até mesmo quando humano ele ameaça Peter).

E no final ele salva Peter da morte. Ok ele é bom.

Mas na cenas dos créditos Connors é preso e o cara preso fala “Contou a verdade ao garoto?”. Então Connos se correspondia com um criminoso??? Ele é mau?

Aliás é dos grandes problemas dos filmes atuais. Nenhum vilão é vilão. No primeiro homem-Aranha de 2002 Norman Osborn ficou louco, mas era bonzinho. No segundo, Dr. Octopus era gênio, mas foi controlado pelos tentáculos. No fim salvou a cidade. No terceiro o Homem Areia era só um pai preocupado (e tecnicamente o cara que deu o tiro fatal no tio Ben). Peter era bom mais foi controlado pelo uniforme negro, ficando mau. Eddie Brock era uma babaca de nível maior, mas se uniu ao uniforme negro e ficou mau. Nesse último filme, o Lagarto era mal e Connors não. Oras bolas, quem é vilão?

Mas sabe qual é o pior mesmo? É que da lista desses vilões só 1 deles realmente era bom quando humano, ruim quando transformado: Dr. Connors. E por que vc tá reclamando do filme Joe? Por que Connors é BOM BOM enquanto humano. Nunca que ele mataria alguém. O cara é muito legal! Quando lagarto, ele é um vilão dos piores, acha que humanos devem morrer tal. Mas Duende Verde, Venom, Octopus e Areia não eram BONS no começo. Todos não batiam bem. O único que ficou bonzinho foi o Areia (chegou a ser cogitado a participar dos Vingadores), mas depois retornou a ser mau.

Olha, escrevi muito então continuo depois, fique com

Coisas que só eu mesmo pra saber e postar:

Você sabia que Os 2 tios de Peter são tios de Sangue? Segundo os quadrinhos, os Irmãos Richard e Benjamin Parker sairam com as irmãs Mary e May Fitzgerald Reilly e acabaram se casando! Richard com Mary e Benjamin com May!

E o nome Benjamin é um dos mais compartilhados na família do aranha:

Peter se chama Peter Benjamin Parker. O clone dele se chamava Benjamin Reilly. Na teoria, qualquer filho de um deles teria um tio Ben. Em um universo Paralelo, Peter tem 2 filhos, May e Benjamin Parker. Caso May tenha filho, terão um tio Ben. O mesmo nome é compartilhado no Quarteto Fantástico, onde o filho da Mulher Invisível e Reed richards tem o nome Franklin Benjamin Storm, Franklin Storm era o nome do Avô materno dele e Benjamin por que o padrinho dele e membro do quarteto Coisa se chama Benjamin Jacob Grimm.

Quer saber a verdadeira profissão dos pais de Peter Parker? Espiões do governo. Richard Parker era um agente de carreira e Mary Fitzpatrick era filha de um agente, que resolveu seguir os passos do pai. Se conheceram no serviço e casaram, o que ajudava a dar cobertura nas missões. Richard engravida Mary durante uma missão pra salvar Logan (Wolverine). Aliás, Wolverine foi a primeira pessoa a dar parabéns pela gravidez dela. Os pais de Peter morrem após serem descobertos pelo Caveira Vermelha (isso, o inimigo do Capitão América).

Anúncios