Capitão América 2 – Com Spoilers

Eu já falei do filme sem os Spoilers, e confesso que curti muito. Como é comum, agora faço o review falando tudo o que acho mesmo. Pra melhor ser entendido, melhor ler o post sem spoiler, depois ler esse aqui.

Não lembro quantas linhas são colocadas no facebook antes de linkar pro meu site, então vou encher linguiça com esse parágrafo para não revelar coisas da trama que pessoas não querem saber antes de ver o filme.

Capitão América começa com Steve Rogers agora um pouco mais sintonizado com os dias atuais. Já nas primeiras cenas ele fica amigo de Sam Wilson ex-militar que agora trabalha como conselheiro para militares com PTSD como civil (que é o Falcão, mas fica a surpresa pra quem não sabe. Só lá na frente se descobre a função dele). Numa cena bem puxa-saco, mostra um caderninho de anotações em que Rogers anota o que precisa ver pra se atualizar. Só que é algo que varia de acordo com o país, aqui eu vi Steve Jobs, Chaves e Nirvana. Teve gente q falou “Xuxa” alto no cinema, e nos EUA tem Star Wars e Trek além de outras coisas.

Chega a (que eu acho uma delícia e gata demais, mas achava mediana no papel, até ver esse filme) Scarlett Johansson como Viúva Negra e leva o Capitão para uma missão: resgatar um navio da Shield que foi sequestrado pelo mercenário Batroc (que não foi chamado com o sobrenome O Saltador no filme hehhe). Rogers comanda um grupo de assalto chamado S.T.R.I.K.E. e parece já entrosado com eles. Uma boa sequência de ação ocorre, mas a câmera treme-treme dá tom ao filme: toda cena de ação vai ter tremeliques. Enquanto Capitão faz a limpa nos vilões (com uma boa luta na mão grande com Batroc) Viúva vai pegar umas informações nos computadores, sem autorização de Rogers.

Após o sucesso da missão, Capitão vai tirar satisfações com Nick Fury, que tinha dado as ordens à Viúva. Ao tentar discordar de Fury, Rogers toma um “presta atenção pleybas, sou o modafoka aqui”. Pra não deixar o América amuado, Fury revela o que ele considera solução definitiva para a defesa do mundo: Três Porta-Aviões aéreos avançadas ligados entre si, com nova tecnologia para ficar no ar e armas de precisão. Segundo Fury, uma vez no ar, os 3 não precisarão voltar ao solo nunca e poderão acabar com ameaças antes que elas ajam. Devido ao “acabar com o criminoso antes que ele faça o crime”, Capitão América discorda de Nick Fury e vai visitar Peggy no hospital. Peggy (antes o par romântico de Rogers) agora está bem velhinha e acamada, dá suporte ao Capitão, até o momento que ela parece esquecer completamente do Capitão e se alegra por ele estar vivo. Como tenho parentes com Alzheimer, achei tocante.

Enquanto isso, Nick Fury não consegue acessar os dados do Pen Drive que a viúva roubou do navio, mesmo sendo o Chefe da agência de inteligência mundial que é a SHIELD, ele não consegue ter o acesso liberado. Quando questiona sob qual autoridade o pen drive não o  deixa acessar, o sistema responde “Nicholas Fury” (ele mesmo). Desconfiado, ele tenta atrasar o lançamento dos porta aviões, mas ao ir se encontrar com a Agente Maria Hill (Robin Scherbatsky) é atacado. O computador de bordo do carro dele é o grande destaque dessa sequência, além do carro que tem mais apetrechos que muitos filmes do James Bond juntos. Nick é cercado mas consegue escapar, invadindo a casa do Capitão América, onde consegue trocar poucas palavras como “Não confie em ninguém” com o herói, antes de ser gravemente alvejado. Nick entrega o Pen drive incessível ao Capitão que persegue o Sniper que tem um braço metálico, mas o inimigo escapa.

No hospital, Nick morre e o Capitão é chamado com urgência ao Triskelion (a central da agência de espionagem Shield, com quem ele trabalha por que Peggy ajudou a fundar). Desconfiado ele esconde o Pen Drive no hospital.
Na sede da SHIELD ele é questionado por Alexander Pierce, oficial sênior da Shield (e quem indicou Nick Fury para o cargo de chefia) sobre informações que Nick deu antes de morrer e por que Nick foi atrás dele. Levando em consideração o “Não confie em ninguém” dito por Nick Fury, Capitão retém informação e é dispensado, para ser atacado no elevador pelo próprio grupo STRIKE q participa, além de uns avulsos. Depois li e realmente dá pra ver ecos da fuga do Capitão América da Shield, na Guerra Civil, saga de 2006.

Ao procurar o Pen Drive, Rogers encontra Viúva negra que está de posse do dispositivo (quando questionado anteriormente por ela, ele não deu informações, então ela o… espiou), mas eles se aliam e tentam “decifrar” o Pen Drive. Isso os leva ao Campo de Treinamento em que Steve treinou, encontrando o bunker onde foi criada a Shield originalmente. Ao investigar, eles ligam um equipamento e encontram Arnin Zola que apareceu no filme anterior, agora uma consciência virtual em computadores de fita. Meu, só isso já é um puta favor aos leitores. Zola “em corpo de robô”! mto foda!

Zola, após a segunda guerra, foi trabalhar pro governo dos EUA e ajudou na criação da Shield. Só que mais operativos da Hidra (grupo de origem nazista que o Capitão América Enfrentou na segunda guerra) também se infiltraram na Shield, DESDE A FUNDAÇÃO. Como o Zola ficou doente, passaram a mente dele pra computadores e de lá ele criou um algoritmo que está no Pen Drive. E a Shield acabou se tornando a própria inimiga, pois a Hidra comandava de dentro da agência, moldando o presente até culminar no lançamento dos 3 porta-aviões que Nick criou. Com o domínio desses porta-aviões, a Hidra seria invencível. Também conta que usaram o operativo chamado Soldado Invernal como agente e ele que atirou em Fury (escapando do América). Zola revela também que foi lançado um míssil para destruir o bunker onde estão.

Num meio termo, é mostrado o Soldado invernal invadindo a casa de Alexander Pierce, e nos é revelado que eles estão em conluio.

O bunker é atingido e tanto Steve Rogers e Natasha Romanoff (A Viúva Negra po!) escapam, feridos, mas escapam. Acabam indo para a casa de Sam Wilson, por não confiar em ninguém que esteja em operação. Eles bolam o plano de sequestrar um dos diretores que estavam no navio que resgataram lááá no começo e que depois daquilo se revelou um grandessíssimo fdp. Sam revela que ele não era um piloto de avião, como Steve imaginava, mas de um Exoesqueleto de vôo (cortesia das indústrias Stark). Após roubarem o último dos exoesqueletos (nem foi mostrado no filme), eles sequestram o executivo que revela que o algoritmo de Zola serve para “descobrir” o que uma pessoa fará, baseado no que já fez. É por isso que lá no começo Nick Fury fala que sabe como acabar com criminosos antes deles cometerem o crime.

Steve, Sam, Natasha e diretor avulso são atacados pelo Soldado invernal, que despacha o diretor mais rápido que tudo, e rola uns momentos tensos do Capitão e Wilson contra soldados ao mesmo tempo que Viúva fuge do Invernal. Depois de detonar os soldados, América enfrenta Invernal (que é uma boa briga) até ser revelado que o vilão é Bucky Barnes, colega de infância de Steve Rogers (como visto no filme anterior). Bucky foi usado como cobaia em experimentos de Zola e sobreviveu a queda no primeiro filme. Depois fizeram mais experimentos e lavagem cerebral, transformando Bucky em um soldado do mal, sem memória, congelando-o até a próxima missão. Não explica se/como Bucky perdeu o braço, mas agora ele tem um de metal fodástico.

O trio de heróis é capturado e são encaminhados a Shield, mas no meio do trajeto um dos soldados inimigos revela ser a Agente Maria Hill que os resgata. Hill leva os heróis a uma base secreta onde encontram Nick Fury, não realmente morto (como Nick fez pacas nos quadrinhos). Lá eles bolam um plano de instalar chips nos porta-aviões para tomarem o controle da Hidra. Capitão toma as rédeas e fala que precisam acabar com a Shield também, uma vez que seria impossível separar Shield e Hidra.

Ocorre uma sequencia de invasão bem legal, com o Capitão América declarando que Pierce é da Hidra e que quem era “do bem” devia fazer o máximo para parar o lançamento das 3 naves. Rolam altas confusões com esses agente do barulho e até a vizinha de Rogers (que na verdade era uma agente da Shield disfarçada para dar uma vigiada nele) enfrenta os vilões da STRIKE (aparentemente todos da STRIKE são do mal). Pierce demonstra que é mesmo vilão ao grupo de pessoas que sempre empata os heróis da Marvel agora que os atraiu para dentro do prédio (o mesmo grupo que ordenou usar um míssil nuclear contra Manhatan em Vingadores, lembram?) e os mantém de reféns, mas a única mulher do grupo dá um pau nos operativos e revela ser a Viúva negra disfarçada. Capitão e Sam conseguem colocar os chips em 2 porta-aviões, mas precisam colocar NOS 3 ou vai dar merda. Os Sem e Rogers se unem para colocar o último chip, mas trombam com o Soldado Invernal que tá tocando o terrô nos agentes bonzinhos da Shield que querem ajudar o capitão. Ah, no último encontro, Bucky quase lembrou do Capitão,  mas lavaram a cérebro dele de novo, daí ele fica ainda mais instável.

Nick fury vai à Shield para que TODAS as informações da agência (hackeadas pela Viúva Negra) sejam disponibilizadas online, efetivamente acabando com a Shield e expondo a Hidra e graças à cooperação sob força de Pierce liberam toda info na net. Mas Pierce ainda tem uma carta na manga e usa os crachás de acesso da Shield pra fritar todos as pessoas do grupo empatavingadores, menos a Viúva. que agora vira a refém.

Sam tem as asinhas cortadas (hehhehe) pelo Soldado Invernal e cai do último porta aviões para o prédio da Shield, deixando Capitão para enfrentar Bucky sozinho. Em outra briga boa, Cap acaba quebrando o braço comum de Bucky e depois dos últimos segundos consegue instalar o chip, tirando o controle das naves, da Hidra.

Os heróis fazem os porta aviões se destruírem, mesmo com Capitão dentro de um deles. Viúva usa em si um dos próprios “ferrões” (um tipo de botão que libera um “Pulso Eletro Magnético” que tb afeta o sistema nervoso humano), fritando o Crachá e dando oportunidade de Nick matar Pierce e poderem escapar do prédio.

2 dos porta-aviões caem no prédio da Shield, onde Sam Wilson estava na porrada com o agente mais fodão da STRIKE, Sam pula do prédio para o helicóptero de fuga em que estão Hill, Viúva e Fury. O agente? Si fu.

Capitão, após ser mais baleado que o Corvo…

…ao instalar o último chip, resolve ajudar o Soldado Invernal/Bucky que está preso em umas ferragens, no porta-aviões que ainda está caindo a meia hora. Bucky o ataca mas Cap não reage, falando que eles são amigos e estará com ele “Até o final” (que Bucky tinha dito a ao amigo após a morte da mãe do ainda franzino Rogers)

Cap cai do porta aviões (o escudo tinha caído antes) no rio, mas é salvo por um confuso Bucky.

Capitão acorda no Hospital com Sam tocando a música que ele mencionou láááá no começo do filme. Natasha presta depoimento sobre os motivos que levaram o grupo de mocinhos a acabar com Shield e é ameaçada, mas ela responde que na verdade, o mundo depende deles. Se quiserem prendê-los, sabem onde estão. Nick corta ligações com o passado/Shield e agora parece ainda mais o Shaft de óculos escuros

Como ainda consta como morto, Fury vai para Europa, atrás das células da Hidra que ainda existem por lá.

Cap e Falcão resolvem ir atrás do Soldado Invernal graças a uns dados que a Viúva Negra passa pra eles.

Cena no meio dos Créditos

BARÃO VON STRUCKER!!! SIM ELE MESMO! Vc não sabe quem é, mas vai saber depois de ler isso,  aparece mostrando que está em posse do que parece ser aquela lança que Loki tinha em Vingadores…

 

the-avengers-Loki-sceptre-spear-prop-images-template[1]

…e fala que “agora é a era das maravilha” e mostra os Gêmeos: Um possui super velocidade e a menina faz flutuar uns cubos, que pra quem conhece são Mercúrio e a Feiticeira Escarlate (filhos de Magneto). Me deixou meio deprê pois deram poderes “artificiais” a eles (nos quadrinhos eles são Mutantes) então a chance de interligar X-men e Vingadores nos cinemas, só em 2020 pra lá.

Na cena pós créditos

Bucky, agora parecendo um mendigo vai ao memorial do Capitão América, e vê imagens e lê sobre o que aconteceu na verdade.

 

 Coisas que só o Criança perpétua Prestou atenção:

Quando o diretor vai ser sequestrado por Falcao, Capitão e Viúva, ele fala com o mesmo político que encheu o saco de Tony Stark em Homem de Ferro 2 numa comissão (Senador Stern), revelando que ambos são da Hidra. No final do filme ele é preso.

55581L[1]

Depois de pego esse mesmo diretor da Shield menciona que um dos alvos da Hidra é Stephen Strange, que é o Doutor Estranho, se bobear o personagem mais obtuso na lista de filmes que a Marvel quer fazer (mais obtuso que o filme do Homem-Formiga, sim).

Quando os porta-aviões começam a listar nomes de pessoas que a Hidra quer matar, aparece Tony Stark – o Homem de Ferro – em uma torre que dizem os americanos ter o logo dos Vingadores. Mas lembrem-se, no final de Vingadores, O “Stark” foi destruído, sobrando só o “A” de Avengers (Vingadores no original).

tumblr_mb8rx9OVfs1r398p8o1_500[1]

A vizinha “Enfermeira” de Steve Rogers, na verdade é uma tal Agente Sharon da Shield, colocada no prédio pra vigiar o Capitão América. Mas só descobrimos o nome dela no final (além de mostrar ela treinando na CIA). Sharon Carter nos quadrinhos é interesse romântico do Capitão de longa data. Já morreu de mentirinha uma vez e voltou. E matou o Capitão uma vez, mas não pergunte. No universo dos filmes ela é sobrinha de Peggy Carter, interesse romântico do Capitão América no primeiro filme.

Danny Pudi (o Abed Nadir do seriado Community) faz uma ponta como o controlador da Shield que abre a porta que o Capitão e tchurma usam pra invadir a Shield na sequência do fim.

O líder do STRIKE que dá um puta trabalho para os mocinho no filme todo, sobrevive ao prédio da SHIELD ser destruído (Sam escapa no helicóptero, o vilão não). O nome dele no filme é Agente Rumlow, que nas HQs é o nome do inimigo do Capitão América de codinome Ossos Cruzados.

A “mochila de vôo” do Falcão tem o logo das Indústrias Stark.

O nome do navio raptado no começo do filme é “Lemurian Star” – Estrela da Lemúria – . Lemúria é um império inimigo de Atlantis (De Namor) nos quadrinhos. Namor é considerado um dos primeiro mutantes da Marvel e lutou contra os Nazistas junto com Capitão América e Bucky,  (o andróide ) Tocha Humana Original e Centelha. O Tocha humana Original aparece numa cena em Capitão América – O primeiro vingador, na feira do Stark:

CaptainAvengerHumanTorch[1]

Stan Lee nesse filme aparece como o Guarda Noturno que cuida da exposição onde está o uniforme original do Capitão América (que Cap ele “empresta” para invadir a Shield).

Na lápide de Nick Fury, no epitáfio está escrito “The Path of the righteous man Ezekiel 25:17” ( No original “O caminho do homem correto”, que é fictício). Essa é a fala favorita do ator que interpreta Fury, Samuel L. Jackson que ele fala no filme Pulp Fiction, como Jules :

“The path of the righteous man is beset on all sides by the inequities of the selfish and the tyranny of evil men. Blessed is he who, in the name of charity and good will, shepherds the weak through the valley of darkness, for he is truly his brother’s keeper and the finder of lost children. And I will strike down upon thee with great vengeance and furious anger those who attempt to poison and destroy my brothers. And you will know my name is the Lord when I lay my vengeance upon thee!”

“O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas desigualdades do egoísmo e da tirania dos homens maus. Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o guardião do seu irmão e o descobridor das crianças perdidas. E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá que o meu nome é Senhor quando eu derramar minha vingança sobre você.”

Tá e o que é ruim?

Suponho que o Triskelion ser chamado por esse nome e não ser idêntico ao do universo Marvel Ultimate, foi ruim.

Original:

Triskelion Ultimate Millenium quadrinhos HQ original

Pode ver que ele tem “três pés” e é em simetria rotacional…. como é um Triskelion

O do filme:

Triskelion Movie Filme

São “três partes” mas não é beeeem um Triskelion, non?

Mas seria muita implicância. Pra vc ver como eu achei a coisa mais absurdamente longe dos quadrinhos do filme.

Será q gostei ou não?

Anúncios