Capitão América 2 – O Soldado Invernal (Review sem spoiler)

Capitão América: O soldado Invernal

Captain_America_The_Winter_Soldier[1]

 

Fui ver a sequência do fraco Capitão América  o Primeiro vingador, de 2011 na pré estréia. Por que na pré? Por que era em um horário confortável pra mim, eu pago meia… e comprar online é muito fácil (depois falo da experiência que foi comprar e ir no Cinemark dessa vez).

Não esperava muita coisa do filme, uma vez que o primeiro é bem nota 6. Como fã da Marvel é interessante ver por que liga com os outros filmes (Essa ano ainda sai a aventura espacial Guardiões da Galáxia e em 2015 Vingadores 2, Homem-Formiga e em 2016, Capitão América 3), além da série que já passa na TV (e que não acompanho) Agentes da S.H.I.E.L.D..

Como disse, não esperava grandes coisas, fui sozinho e na pré.

Dos filmes da Marvel, pelo que eu senti foi o mais fiel. Não se prenderam entre o universo 616 (clássico) e o Ultimate (um universo “atualizado” lançado no final do milênio passado). O ambiente é bem derivado do universo ultimate (por que é num universo “atual”) mas o Capitão não é o grandessíssimo filadapata que o Capitão Ultimate. Nisso ele é basicamente o Capitão do universo 616 que deixou de ser somente um marionete do governo americano desde que foi descongelado.

Ok,explicação: O Capitão Ultimate é uma ferramenta, é um soldado que cumpre ordens e entrega o trabalho pronto, basicamente um Capitão Nascimento com superpoderes. È uma bazuca que o governo americano aponta pros outros, sem questionar a moralidade dos seus atos ou do governo.

O Capitão do universo 616 é um cara da década de 50 que veio pro mundo atual, é o ideal “da moda antiga” que luta pra continuar de cabeça erguida no presente. É o verdadeiro Escoteiro (aqui seria mais o cara certinho, bom moço). Por vezes já foi contra as ordens do governo e até desistiu de ser o Capitão América, assumindo outra identidades, vezes sem ser Capitão ou América, mas sempre bom moço.

O filme é como diziam que seria: espionagem com super poderes, o que é louvável, uma vez que muitos filmes prometem e não entregam sequer o que o diretor falou que faria. E nos filmes de quadrinhos é meio regra dar tudo errado.

Viúva Negra e Nick Fury tem mais destaque, o que vamos concordar, estava na hora. O Falcão tem ótimas falas. O vilão chefe que achei meio obscuro demais, mas eu me decepcionei sozinho mesmo, o filme não guiou a nada tão diferente.

Sobre o soldado invernal, achei tão bem feito que tenho medo de que o “Cableísmo” vire moda (personagens com braços de metal cheio de bolsos do péssimo rabiscador – ele se considera desenhista – rob liefeld). O personagem não é tão definido, mas como assisti Capitão América 1 semana passada consegui fazer várias ligações. Ah, certos vilões/inimigos que aparecem dão uma polida muito legal.

E as consequências do que acontece no filme, pro universo marvel? Grandes. Repercussões que dão base aos outros filmes.

Nem sei mais o que dizer: Capitão América está firmemente colocado no universo cinematográfico na Marvel, com personagens de Capitão América, Vingadores, Homem de Ferro passando pela tela. E pra quem é fã dos quadrinhos? Dá pra se empolgar com atualizações sem exagero, personagens que vc reconhece depois… è uma bela homenagem aos fãs.

Tem ação, me fez pensar que o Falcão não é o completo inútil que eu sempre achei, acabei me importando com o Capitão (nunca fui tão fã do personagem), Chris Evans parece menos ruim do que antes, e com o destaque do elenco você nem precisa se preocupar tanto com a atuação (ou falta dela) do ator. A Viúva negra é mostrada mais humana, assim como Nick. No geral, o filme ganha um 9, tem ação, é divertido e pra um fã de quadrinhos da Marvel como eu, achei fundamental.

Coisa que só o Criança Perpétua se importa em falar:

Todo filme da Marvel tem cena pós crédito, certo? Capitão América 2 não exceção. Quer dizer, é. Tem DUAS cenas pós créditos. Na verdade nenhuma das duas me empolgou (mais quem aparece do que o fazem). Mas se quer ver mais da Marvel, espere até o completo final dos créditos.

