Hp DM1 33250BR – O que fazer?

hpDM1_1

 

Pode ficar sem instalar Hardware novo, mas se for instalar melhor começar instalando o hardware pra não ter que instalar/configurar software duas vezes.

Caso mexeu no software antes do hardware? Lá no fim tem algo sobre isso.

Hardware:

Coloque mais memória, é barata e seu PC aceita. Lembre-se SODIMM DDR3-10666 (1333mhz). A preferência é acima de 2 gigas, mas 1GB é mais memória que nenhuma. Lembrando que o netbook só tem 2 slots, então se vc tiver 2x memórias de 1GB comprar mais 1 não adianta nada. Melhor vender as 2x de 1GB pra comprar 1x 2GB (daí sobra espaço pra uma outra memória de 2GB ou pelo menos mais uma de 1GB) – Lembre-se pra usar mais uqe 3GB de memória RAM seu sistema operacional tem que ser o windows xp 64 ou mais novo (Acho que o win7 comum aceita 4GB).

Consiga um Cartão de Memória SD, o mais rápido que achar (mas tb n é obrigação, qualquer cartão serve) de preferência a partir de 2GB e deixe como memória readyboost (o win7 te dá essa opção).

Coloque um Hard Drive mais veloz. O que vem original é o mais lento atual (5400RPM). Existem os de 7200RPM (fáceis de achar) e os de 10.000 (Caros). Também existem os SSD que são mais rápidos que todos, mas também mais caros que todos… e o HD Híbrido, com um pouco de memória SDD dentro de um HD. È o melhor dos dois mundos: Velocidade a preços razoáveis. Mas daí varia de cada um.

Tem o novo da seagate, por uns 300 reais com garantia de 3 anos. Devo comprar um.

Não esqueça que precisa de um HD de 2,5 ou não vai caber no nosso netbook.

Software:

Primeira coisa antes de tudo, formate e tire o Win7 Starter se for o HD original. Pode colocar Tanto Win 32 ou 64, Home, Pro, Ultimate… Mas não deixe o original (starter). Recomendo qualquer um 64bits.

AO FORMATAR não faça a besteira de limpar todas as partições. Se não me engano existem 3. Uma é do windows, as outras duas da HP, uma de recuperação e outra de manutenção sei lá. Mantenha essas duas últimas. Formate só a partição que tem windows ao instalar o Win 64.

Ao instalar, coloque os drivers básicos da HP (comece pelo chipset depois o wifi e o de rede). Não coloque aquele bando de programas inúteis (mas tem uns que precisaremos pro undervolt, depois mostro quais.). Caso falte algum veja se o windows procura e instala automaticamente, mas pra isso vc precisa ter instalado o de chipset e um de rede funcionando, seja wifi ou cabeada e se conectar na net.

Após isso, baixe os driver mais atualizados pra placa gráfica do site da AMD em Notebook Graphics > APU E-series > E-350 >  E escolha seu sistema Operacional.

Coloque o cartão SD que eu falei, no leitor de cartões. Deve aparecer a opção de “usar com readyboost” ou coisa assim. Se não aparecer, no gerenciador de arquivos em propriedades do cartão SD existe uma aba readyboot. Nela, selecione “dedicar este dispositivo ao readyboost” e dê Ok.

O readyboost fala que usa a memória do cartão SD como se fosse RAM e talz. Não coloco minha mão no fogo por eles, mas tinha um cartão de bobeira. Melhor que usar um pen drive, que fica “saltado” da porta USB. As vezes o sistema não reconhece  o cartão como “usável” de readyboost, então precisa clicar “verificar” até ele reconhecer.

Caso seja um novo HD, procure na net o HP Tools e o Recovery pra colocar no seu novo HD. Servem de manutenção e recuperação respectivamente. Boa sorte.

Undervolt:

Vc manda menos energia pro processador. È o inverso do overclock, pra economizar bateria e energia. Não altera muito a velocidade do pc (eu nem senti).

(Retirado daqui http://forum.clubedohardware.com.br/topic/874120-review-netbook-hp-dm1-32x0br-apu-amd-fusion-e-350/)

Vc precisará do programas:

– AMD Vision Control Center (Se vc atualizou os drivers no site da AMD, já instalou. Se não, faça como eu disse ali em cima)
– HP Power Manager (Aqui em utilitários)
– HP Coolsense (Aqui em utilitários)
– Brazostweaker (aqui)

Caso queira personalizar, tenha um programa de stress de hardware (Como o 3DMark 11) e que monitore a temperatura (Como o Aida64).

Pra só configurar, instale os programas da lista (mas não o 3d mark nem o aida). Terá q reiniciar algumas vezes. Ao terminar, abra o Brazos e em cada aba (P0, P1, P2, NB P0 e NB P1) mude só o VID pros valores abaixo (esse foram indicados pra maioria dos DM1 pelo criador do programa. São os que usei no meu Note).

P0: 1.225V
P1: 1.05V
P2: 0.85V
NB P0: 0.85V
NB P1: 0.8V

Pra salvar, coloque em Service ao aplicar. Sinceramente? Mais detalhado no link aqui. E se quiser criar sua própria tensão, vá lá tb. O cara mandou mto bem.

Bios modificado?

Vc pode baixar um novo bios, mais “fuçável” Não fiz por isso não vou postar aqui, mas existe né?

Game Booster? (Pra jogos)

O que é? É um programa que simplesmente pega todos os processos não essenciais que estão rodando e fecha (aparentemente). O que acontece é que ele libera mais recursos da sua máquina pra vc usar.

Só que precisa registrar (de graça) o programa pra usar. Tá aqui ó.

Mexeu no software antes do hardware (trouxa)?

Eu tb! Existem programas pra clonar o seu HD original em outro, dá um pouco de trabalho pois o ideal é ter um computador pra fazer o gerenciamento dos 2 (existem opções que não precisam, mas eu não arrisco).

Os principais são o Macrium Reflect Free, ShadowCopy, Clonezilla, EaseUS Todo Backup FreeXXCloneClonezilla e DriveImage XML. Boa sorte.

Assim que eu fizer isso com meu (suponho no meio do mês?) eu posto como fiz.

Anúncios