HP DM1 3250BR – Review

hpDM1

hpDM1_02

Como eu disse, comprei um computador portátil velho…

Sobre o Netbook:

O HP DM1 3250BR é a linha brasileira dos HP Pavillion DM1 (ou DM1z lá fora – O z é pra falar q é AMD) que tem um processador AMD E-350 “Brazos” Dual Core, 1.6 Ghz, com a “placa” de vídeo ATI Mobility Radeon HD 6310. 2 slots pra memória RAM SODIMM DDR3 (diz que só roda até 10600),  sendo que no original ele vem com 2GB em 1 porta só. Expansível até 8GB, não trabalha em Dual Channel (duas memórias em conjuntas unidas pra formar o capitão memória).

O tamanho da tela é de 11,6″, com resolução máxima de 1366 x 768 e abre 180 graus. Peso de 1,54 Kg (só a bateria já 320 gramas desse peso). Vem com Windows 7 Starter Edition. O HD é um SATA Samsung de 5400RPM, com 320GB nada especial.

Tem também um a webcam embutida de 0.3 MPixel com microfone embutido ao lado além de uma porta de som integrada microfone/fone de ouvido. Não tem CD rom e as caixas de som Altec Lansing DD são integradas na parte de baixo.

Nas conexões, uma placa de rede gigabit, Wifi “N” integrada com Bluetooth 3.0.  Tem 3 portas USB, 1 HDMI e 1 VGA. Leitor de cartões SD e MMC integrado. No lado esquerdo tem uma grelha de saída de cooler e uma trava Kensington.

É quase do tamanho de uma folha A4, com a parte mais grossa um pouco mais fina que 3 centímetros (valeu Donato).

Devo confessar é uma bela peça de hardware, pequena e bem feita. O acabamento é em plástico preto em cima e em baixo, com detalhes prata. Claro que as partes plástica são daquelas que ficam todas marcadas de dedos, mas isso é assunto pra

Problemas

Como disse, o bichinho é um imã pra marcas de dedos. O plástico da parte inferior, quando retirado, é bem tosquinho e passa uma sensação de que é fácil quebrar. Pessoalmente não me incomoda, mas sei que tem fresco para caramba nesse mundo.

A tela é megaultradupersuper reflexiva. Então se vai usar em lugares muito claro vc VAI ficar vendo reflexo.  Ainda mais se usar no modo de economizar bateria. O ângulo de visão “esquerda direita” dela é péssimo o que fica um módulo de proteção de privacidade quase… de gratizes. Não se se isso é um problema na verdade. Falando em tela, o formato 1366 x 768 é meio achatado e certas janelas podem ser cortada, mas é mais um daqueles problemas pros outros, não pra mim. E pra terminar da tela, quando você está sem camisa e abre a tela, pode tomar uns beliscões por conta da dobradiça. Essa pega os gordinhos como eu.

No hardware, o que dá pra reclamar principalmente é que é embaçado conseguir os driver corretos, por que o site da HP não ajuda na procura. Melhor usar o google. Aconteceu de um driver não querer ser instalado e eu resolvi procurar. Era um programa do tipo acessório que protege as cabeças do HD em caso de queda blablablabla. Baixei o driver pro meu PC e fiquei preso na tela antes do login. Tive que restaurar pra um estado anterior pra poder acessar (perdendo instalação de muita coisa). Depois de fazer isso várias vezes, fui instalando, reiniciando e salvando alterações de hardware antes de tentar o driver que me travava. Pois de repente o windows 7 pediu autorização pra baixar drivers e instalou o “correto”. Problema resolvido. Como? Deixe o win7 se virar. Como? Sei la.

Ok, hardware em si: O modem wifi/bluetooth é “N” só por convenção. Diz que wifi G é ATÉ 54 MegaBytes Por Segundo então pra falar que é N (máximo de 300MBPS) só precisa passar de 54 isso. Então o modulo atinge velocidades de até 72 (o meu ano máximo 65) MBPS e por tabela “N”, apesar de não ser “N verdadeiro” e chegar perto de 300 que é a velocidade que eu tenho instalada em meus pontos de acesso. Saco. Ok, mas daí é só mudar a peça de hardware, que, aliás, é bem acessível certo? Pois a HP criou algo no bios chamado “Lista Branca” – Whitelist, de hardware que ela “permite” ser instalado. Memórias e HD não tem restrição, mas adivinha? O wifi tem. Tem uma lista de uns 2 modem pra usar e ambos são toscos. Vale a pena comprar um wifi USB micro. A Whitelist? Inacessível e inalterável. Sacanagem muito grande.

A bateria os sites falam que chega em 9hs de duração de bateria mas é aquela: Os caras desligam tudo e deixam o note em stand by. Na vida real as minhas 2 baterias chegam a 5 horas cada, o que não é ruim afinal. Mas não são 9 horas. (tenho duas baterias por que comprei outra, não vem duas com o PC)

O windows demora pra entrar, mas é por que culpa da memória e do HD que é de 5400 rotações – tosquinho. O HD aliás é de 320GB (pequeno) mas o truque da HP no Brasil foi criar modelos acima, como o 3270BR, que são o EXACTO MESMO PC com mais memória/maior HD/HD mais rápido. Pagar bem mais caro por isso original HP? Nunca mesmo.

Vem com o Windows 7 Starter que não é mais o “Só pode rodar 3 programas ao mesmo tempo” mas na boa? Esse PC aguenta sistemas operacionais de 64bits e memória superior a 4GB, então foda-se o windows original.

Outra coisa que ele veio entupido de softs inúteis da HP, mas nada que uma boa formatação não resolva.

A webcam é um cocô se comparado a máquinas mais novas, mas meu, essa máquina foi lançada mesmo em 2011. Pra algo de 3 anos atrás, é linda. E diga-se de passagem 10X melhor que a webcam do HP Mini que tenho pra comparar.

Não tem NENHUMA entrada USB 3.0. Sério. Tem uma saída VGA mas não USB3. Outra, o leitor de cartões são só 2 tipos? Não que eu me importe, mas parece sacanage tb.

Vi gente reclamando pacaraaaaai do touchpad. Ele é inteiriço “tocável” inclusive os botões esquerdo/direito então tem muita gente que vai clicar e move o ponteiro. Outra coisa que falam q o touch dava pau e ficava pulando de linha e o KCT, creio que isso foi resolvido via update, mas não tenho certeza, no meu não tive problemas e uso um mouse USB.

Não dá pra fazer overclock. O bios é bem travado. Não dá pra mudar de processador (mas vc sabe disso quando compra um pc com chip integrado)

È um pc velho.

Também teve gente reclamando de onde fica a entrada de rede (escondida) ou que o encaixe da energia não é 90 graus, mas eu paro por aqui. Frescura demais não dá.

Pontos Positivos:

O bichinho é bem portátil. Mas portátil mesmo.

Teclado: Tipo cliclete…

chiclete1

Por que acham que o teclado parece isso, sério.

… que é muito bom! As teclas são espaçadas o bastante, responsivas o bastante e no conjunto, nota 10. A única coisa que reclamaria é não ter os numerais separados, mas se tivesse ia ser um notebook maior OU micro teclas. Então de boa. Ele vem de fábrica com o botão “Fnc” apertado. Vc não precisa apertar função e botão de wifi pra ligar desligar por exemplo…
E útil, mas você pode desabilitar no Bios. Desabilitei por que uso muito mais F5, F3 e amiguinhos que mutar/aumentar e diminuir som via hardware.

Fácil manutenção (basta tirar a bateria e arrancar a proteção plástica do fundo).

Roda jogos bem acima dos concorrentes netbooks (li gente que roda Portal 1 e 2 e Dead Island).

Dois slots pra RAM. E aceitar até 8GB? Aceita mais que muitos computadores de hoje em dia!

Esquenta bem pouco e a parte de baixo (onde o HP Mini ferve) mal dá pra sentir calor.

Pra desmontar e remontar é uma tetéia. As atualizações da AMD deixam o pc ainda melhor pra rodar vídeos de alta definição.

As caixas de som nem parecem de netbook. Ou de notebook! O som é muito bom.

A bateria dura bem;

A saída HDMI permite vc mandar a imagem pra uma TV, em boa definição. Até se queimar a tela, vc pode fazer isso.

Sei que parece que os pontos positivos são menores que os negativos, mas não sei nem o que falar desse netbook. Que aliás nem devia ser tratado como netbook mas como um micro notebook. Eu tinha planos de ter um PC pra carregar por aí pra rodar coisas, ver filmes… mas agora estou felicíssimo com meu netbook e abandonei a idéia. A preocupação é ter um teclado e Mouse USB portáteis e práticos como o net e um cabo HDMI. Posso ver filmes em TV ou nele, a bateria é tudo… Jogar jogos novos que não precisam de muito hardware, de boa. Mega compra.

Upgrades

Troquei o Windows 7 Starter por um Windows 7 Home Premium (que é o mínimo né?)

Investi em mais memória, subindo o padrão de 2 pra 4GB.

Fiz o undervolt pra manter as temperaturas baixas, apesar que meu note não passa de 72 graus, mas não quero arriscar. E ajuda a aumentar a duração da bateria acho.

Ontem comprei um HD mais rápido e maior. Pensei em comprar um de 7200 RPM, e até achei uns preços legais. Mas tinha um cara com boa reputação vendendo um híbrido (4GB SSD e o resto 7200RPM) muito barato e não aguentei.

Aliás só fiz esses posts por que fiz esse upgrades e as pessoas que tem/usam esse note sumiram de 2011 pra 2012. Pessoalmente achei o notezinho muito bom e quero ver se ainda tem gente usando/comprando o desgramado.

Sei que investir mais que o preço que paguei no PC em upgrades, mas como pretendo manter esse pequeno poderoso por um bom tempo, creio que o investimento é válido. Outra coisa que um HD é HD, não tá soldado na máquina. A memória quem sabe eu não encontre uso fora desse note, mas o HD sim.

E pensar que se perguntassem 3 meses atrás se eu tinha interesse em comprar um notebook, eu falaria que não…

