Sono polifásico

O que é?

Simples:  Estamos acostumado a dormir 6~8 horas por noite e alguns ainda tiram uma soneca durante o dia. Sem essa soneca é um sono unifásico.  Com a soneca, vá-lá, bifásico.

Sono polifásico seria você dormir menos para utilizar mais o dia, em vez de um período longo, variados, como  um médio e outros curtos (Everyman 0 “todo mundo”) ou então curtos períodos pelo dia todo (Ubermen – Tipo “superman”).

Existe essa teoria que ao fazer o corpo acostumar a dormir menos, ele acaba “aproveitando melhor” os curtos períodos de sono, fazendo vc ficar descansado por menos tempo dormido. Totalmente não indicado pra pessoas em processo de crescimento – Como crianças e adolescentes – Mas parando pra pensar, dormir “8 horas de uma vez” é algo que nos é ensinado quando bebês. Estranho né? Dormimos polifásicamente no útero e quando nascemos… até mudarem nossos ritmos…

Por que fazer?

No meu caso, para ter mais tempo.  Cansei de não fazer as coisas por que escolhia fazer uma coisa sobre as outras. Como tenho dois modos : Totalmente obsessivo e completamente desinteressado, acabava indo pela “vontade maior”. Se hj tenho vontade de ir ver a namorada, todo o resto é abandonado. Se resolvo ver filmes, o resto que se dane. E as coisas que eu “preciso” fazer, acabam em segundo plano, por que “o que quero” é exclusivo.

Como exemplo, minha cômoda no quarto estava desarrumada (do tipo que vc começa a entupir outros lugares pra não perder coisas no buraco negro que é a bagunça), a mais de 8 meses. Nesse meio tempo, um criado mudo e mais praticamente um quarto, viraram mais lugares da bagunça. Por que eu “precisava fazer isso” mas escolhia ver filmes, jogar, sair, ir comer, dormir…

Pensando que meu pai mesmo consegue dormir umas 23hs e acordar pelas 5 todo santo dia, tomei a decisão usar melhor meu dia. Sei bem que ao chegar do trabalho (das 7 as 17:30, com um período curto de almoço) , estou indisposto e só quero ficar em casa. O que acabava virando o combo rango/seriado/jogo/dormir tarde.

Mudando pra um sono polifásico, eu poderia aproveitar melhor até de manhã (acordava as 7 pra ir trabalhar as 7:20), quem sabe tomar café, brincar com o cachorro, fazer exercícios, ainda antes de ir trabalhar.

Ao chegar, tendo mais tempo pra poder jogar. Uma vez que tenho a segurança do tempo, diminui minha obsessão por algo (vc sabe o tempo que pode destinar,todo dia).

Li um pouco e continuo lendo sobre sono polifásico e acabo de ler um blog sobre um cara que começou logo tentando o Uberman e digo: o cara é corajoso.

Porém contudo todavia… entrementes. Um dos motivos para que eu começasse essa jornada é justamente voltar a escrever (e como ainda estou no começo) não posso dedicar da maneira que eu quero. Mas nada me impede de tentar fazer um “diário” sobre a adaptação e prática do sono polifásico, não é?

Pois bem. E também uma coisa que gostaria de fazer “sozinho” (sempre fui muito de ficar na minha) e “publicar por elogios” é algo que acho insegurança demais. Tentarei manter separado do meu Facebook e agendar publicações de madrugada, pra evitar o efeito “nossa, vou te elogiar no Facebook e te lembrar cada vez que te encontrar, mesmo que seja daqui 20 anos” ou o clássico “vou fazer todas as perguntas sobre tudo como se vc fosse o inventor da idéia”. E finalmente, meus pais ficariam loucos se soubessem que tento dormir 4 horas por dia (e trabalho com eles) então, low profile galera.

Sites sobre o assunto:

Um dos sites mais fáceis de encontrar: http://www.sleeppolyphasic.com/index.htm

Blog que me inspirou a escrever: http://malcolmm.cc/polyphasic-sleep/

Wikipedia em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Polyphasic_sleep

Em Pt-Br: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono_polif%C3%A1sico

De onde eu tirei meu ciclo: http://www.sleeppolyphasic.com/articles/Everyman.php

Coisas que só o Criança Perpétua te informa:

Dentre os que dizem terem sido adeptos do sono polifásico: Leonardo da Vinci, Lord Byron, Benjamin Franklin, Nikola Tesla,Thomas Edison, Wiston Churchill e Napoleão Bonaparte. Só o fato de ter da Vinci e Tesla na mesma lista, já tem minha curiosidade! Ambos desenvolveram muitas coisas ao mesmo tempo. PORÈM A INFORMAÇÃO DE QUE ESSAS PESSOAS USAVAM O MÉTODO POLIFÁSICO DE SONO NÃO PODE SER COMPROVADA!!!

E da Vinci, Franklin, Tesla, Bonaparte  e supõe-se Tesla… Eram canhotos! Como meu pai é. Hunf.

Leonardo era canhoto no tempo em que se escrevia com tinta e pena, acredita? Como ele fazia para não borrar as mãos? Escrevia as frases de trás pra frente. Mas como se fossem escritas por um espelho (redruM ou AICILOP). Foda, né?

E Tesla? Tesla era foda. Ah, nascido canhoto, mas aprendeu a ser ambidestro (como Kurt Cobain).

Tesla

Querer ser uma mistura de Tesla, com a produção de da Vinci e a liderança de Shackleton, é sonhar demais? (PS não é comprovado que Tesla dormia polifasicamente)

Depois posto sobre como comecei.

Até mais.

