Coisas que você precisa ter (se fuça tanto em computador como eu)

Pc quebrado

Um pen drive de instalação do Windows 7. No Pen Drive fica extremamente rápido fazer qualquer manutenção em computadores novos. E ajuda ainda mais se vai tentar “domar” um SSD do seu jeito.

Um pen drive de instalação do Windows XP. Máquinas mais antigas rodam o XP de boa, que é uma maravilha. Ele é leve, ele é dinâmico e não é o putaputeiroducarai que é o Windows 8. E nada mais de estocar CDs/DVDs.

Faça um DVD de reparo do Win7, ele quebra um galhão na hora de problemas de boot/MBR (inicialização do hd/windows respectivamente). Além de ser bem fácil fazer no próprio win7.

Um pen drive com linux portátil. Não sou muito adepto do Linux, tenho uma leve experiência com o Backtrack, Puppy e Ubuntu. Mas na hora que o seu windows der pau e você precisa de um arquivo, uma pasta não querer ser excluída ou mesmo o HD que comprou novo não é reconhecido, vc coloca pra dar um boot no seu linux e nada de braçada. Tenho o Puppy num pen drive na chave do carro, e o desgramado é tão pequeno que deu pra particionar e deixar mais de 15 gigas pra carregar arquivos… Falando neles

Um antivírus (pra instalação offline), o Ccleaner, Winrar, CPU Z e Vlc. Pra qualquer instalação inicial é o ideal ter esses programas. Se quer ser magnata da internet, jogue aí um Firefox (ou Chrome), Teamviewer e Dropbox. Pra deixar o PC tinindo pra pessoas que mexem com texto, jogue um  OpenOffice (Ou Libreoffice), e um leitor de PDF. Extremo cuidado com esse! Se escolher o Adobe Reader, ele vai pedir pra atualizar toda semana. Se escolher o FoxIt, ele instala uns programinhas sacanas que só vão te encher o saco, se vc não prestar atenção!

Caso for literalmente abrir um PC, sempre tenha a mão um cabo sata, um adaptador de energia IDE Sata e uma chave phillips (claro). Opcionais são parafusos de fixação (que somem no ether), cabo flat pra pcs antigos e um mouse sem fio USB (tb ajuda pacas num notebook/netbook/ultrabook). Um que sempre tenho por perto é um adaptador WIFI USB. Ele é embaçado pra conseguir drivers, por isso já tenho no pen drive (daí nem preciso de cabo ou instalar a placa de rede… no começo).

Se for arrumar o PC de alguém, consiga o máximo de info sobre ele (o CPU-Z vai te dar info se vc tiver que vc mesmo encontrar info) e baixe os drivers antes mesmo de encostar no PC. A prioridade é sempre o driver de rede (o win7 normalmente reconhece, mas, não dependa do tio Bill). Em segundo lugar os drivers do Chipset, terceiro o de vídeo e se tiver tempo e for pequeno, o de som.

È interessante ter um pincel para poder tirar aquelas toneladas de poeira que acumula no PC. Vc pode até passar no cooler do processador! Com cuidado né?

E isso é só o básico. Dentro da tua cabeça de moringa tem que ter uma incansável vontade de percorrer novos caminhos, ou ir atrás de alternativas. E o google, né?

Anúncios