Superman Parte I (Preview de todos e Superman I, Superman II e Superman II Versão de Donner)- Filmes Reviews

Superman Antologia

Adoentado, tirei pra ver filmes (inclusive vou rever todos os Mad Max).

Como assisti quando era moleque e nunca mais me interessei, resolvi rever os filmes do Superhomem, até por que estréia uma nova versão esse ano (na minha cidade, velho oeste, nem previsão).

Sobre os filmes:

Superman – O Filme é de 1978, Superman II de 1980, Superman III de 1983 e Superman IV: Em Busca da Paz de 1987.

A versão de Richard Donner de Superman II foi lançada em 2006. Tanto Superman I e o II foram filmados AO MESMO TEMPO. Só que mudaram de diretor durante a edição do segundo. A versão de Donner nunca foi filmada completamente, a versão que foi montada é “por cima”.

Supergirl é um filme sobre a prima Kriptoniana de Kal-El (Kara-El) de 1984 (Então tecnicamente ficaria entre o Superman III e IV) que cronologicamente estaria entre Superman I e II (por que o Superman está fora da terra no período). Levando em consideração esse “Super foi pro espaço”, Supergirl seria o filme da “cronologia” superman DIRETAMENTE ANTERIOR a Superman Returns! Nesse fílme a única relação entre os outros 4 filmes da cinessérie clássica é… Jimmy Olsen sendo interpretado pelo mesmo cara! Além é claro da mitologia superman (mas o Reeve não aparece atuando, só num poster).

Superman – O Retorno foi lançada em 2006 e de todos os filmes desse tópico é o único cujos atores mudaram. Nos “Clássicos” Superman/Clark Kent foi intepretado pelo falecido Christopher Reeve, Lex Luthor por Gene Hackman, Lois Lane pela baranga Margot Kidder, Jimmy Olsen por Marc McClure (Esse até no Supergirl!), Perry White por Jackie Cooper e o ajudante trapalhão de Lex, Otis, por Ned Beatty (o cara estuprado “SQUEAL LIKE A PIG, BOY!” de Amargo Regresso. Não queira ver. Acho que fiz uma resenha no meu antigo blog. Onde? seila.
Nos filmes 1, 2 Jor-El (Pai kriptoniano do superman) foi intepretado por  Marlon Brando, que brigou com o estúdio e não aparece nos filmes 3 e 4. Mas aparece na versão de Donner do II sendo… corporalmente dublado e em Superman Returns, somente sua voz.
Em superman Returns, superman volta à terra depois de 5 anos procurando na região onde estava kripton, e encontra o mundo beeem zuado. Diz a lenda que o diretor situa esse filme após superman II (versão clássica) e desconsidera superman III, IV e supergirl.
Como (pra variar) Fui escrevendo e alongou demais, segue a Parte I:
supermanI

Superman I

É história de origem: Marlon Brando e outra mulher lá, enviam do planeta Kripton o bebê Kal-El, principalmente por que o mundo deles ia exprudir e na Terra o bebê teria super poderes (Como eles sabiam disso? Sei lá).
Caindo na Terra, o bebê (já demonstrando ter poderes) é adotado pelos provincianos Marta e Jonatan Kent em Smalville no Kansas. È criado sempre escondendo os poderes da humanidade. Resolve dar uma corridinha com o pai adotivo e o velho morre do coração (way to go Kal). Após o Velório, Kal é atraído por um cristal verde que estava escondido nos destroços da nave que ele caiu na terra, no galpão da fazenda. Ele pega o Cristal e viaja o mundo, eventualmente jogando o bagulho no pólo norte, onde acaba criando uma estrutura, nomeada Fortaleza da solidão. Com tecnologia Kriptoniana, Kal descobre suas origens nela.
Adulto, Kal (agora adotando o nome dos pais adotivos, Clark Kent) vai trabalhar no jornal Planeta Diário, em Metrópolis (Nova Iorque com codinome, assim como Gothan City TAMBÈM é Nova Iorque, com outro codinome). Lá conhece (e se apaixona pela chata) Lois Lane,  e fica amigo com o Editor Perry White e o fotógrafo orelha-seca Jimmy Olsen. Já no primeiro dia de trabalho, Lois Lane se envolve num acidente de Helicóptero e Clark precisa usar publicamente seus poderes (já de uniforme) sendo nomeado Superman pela mídia. Na hora Lois lubrifica. E desmaia após ser salva. Superman então salva o presidente e depois resolve dar uma entrevista pra Lois.
É nessa parte a icônica cena do superhomem voando com Lois. O que não foi divulgado é que essa cena inteira foi filmada pra ter uma música cantada por Margot Kidder “Can You Read My Mind?” (primeira pergunta que Lois se faz quando voa) que foi abandonada e a letra falada, não cantada. Também é nessa parte que descobrimos que Lois é sacaninha, quando descobre que o cara tem visão de raio x, na lata pergunta qual a cor da calcinha dela. Superman responde, depois que ela sai de trás de um bagulho de chumbo (é da cor Rosa). Cara, sou só eu que acho que a sequencia inteira foi criminosa? Voo (com quase queda), veja por dentro das minhas roupas e… resposta? Assédio dos 2 lados e prerigo de morte?
Ok. Somos apresentados a Lex Luthor, gênio do mal, que comprou altas terras do deserto próximo a Califórnia. O plano dele é detonar uns mísseis nucleares na Califórnia e transformar o deserto em beira mar… pra ganhar grana. Sério mesmo? Ninguém perceberia isso? MEGAGÊNIO. Também conhecemos Otis, o extremamente retardado lacaio e Eve Teschmacher, namorada e cumplice de Luthor . Que é uma tetéia.
Lex, lê num jornal sobre o superhomem e já descobre a fraqueza do cara. Sério. Ocorre um salto de conclusões tão grandes mas tão.. que você pensa que o Luthor TEM que ser gênio. Até você lembrar que o plano do cara é nukar a califórnia pra vender terrenos. Só se fosse pros mutantes radioativos que sobrassem. Idiota.
Lex usa uma frequência especial sônica pra mandar um recado atraindo o superman e usa a criptonita pra enfraquece-lo. Tem um rolo que Otis muda a programação de um míssel nuclear errado e sei la. Sei que Lex manda 2 mísseis, um pra Nova Jersey e outro pra Califórnia. A ajudante (totosa) do Lex salva superman, fazendo-o prometer desviar o missil de Jersey (onde a mãe dela mora) no que o super aceita. Ah a ajudante rouba um beijo do super, indefeso. Taí outro crime.
Super desvia o primeiro míssil a tempo mas não o segundo. Barragem cai, terremoto treme, postes caem e postos exprodem. Super salva um Jimmy Olsen que tirava fotos de uma represa (e o povo que morava pra baixo da represa) mas falha em salvar Lois, que morre soterrada a 40 centímetros do solo com espaço de sobra pra respirar (pode ter sido ataque cardíaco? Ela fumava…). Indignado, super resolve usar seus poderes pra interferir com a humanidade (que tinha sido proibido pelo próprio pai) e voltar no tempo, voando. Não me pergunte como, sério. Aparentemente ele voou tão rápido que voltou o tempo, girando a terra ao contrário. Ou não. Só acredite.
Na molezinha ele salva Lois do que parece ter sido o terremoto/afundamento de chão fulminante mais direcionado do mundo (o chão para de afundar assim que alcança o carro de Lois) e tudo fica lindo. Super joga Otis e Luthor na prisão e voa à atmosfera pra dar um sorriso e voltar pra terra.
De todas as cenas, a mais icônica é do super subindo, surrindo pra camera e voando pra terra. Muito foda. Mas repetir essa mesma cena em todos os outros filmes? Poderia não né? E o resto, Nota 6, vá-la.
Ps: È mais um daqueles filmes de viagem do tempo, que eu cubro… louco né?
supermanIi
E
supermanIID

Superman II

Esse vou falar dos 2 logo de uma vez. No começo do Superman 1 temos um julgamento de 3 vilões em kripton que não dá em nada, não altera em nada no 1. Por que diabos mostraram? Bem, como o 1 e 2 foram filmados ao mesmo tempo, era pra jogar na continuação! Só que com a mudança de diretor, bagunçou tudo.
Começa o 2 com terroristas tentando explodir a Torre Eifel (onde a Lois está por algum motivo. Sem nexo, mas tem). Super salva o dia jogando a bomba no espaço, o que explode também a prisão “espelho voador” em que estavam os kriptonianos desde o primeiro filme.
Na versão de Donner, a explosão que liberta os criptonianos ERA A EXPLOSÃO DE UM DOS MÌSSEIS NUCLEARES JOGADOS POR LEX E DESVIADOS PELOS SUPER! Ahhhh agooora faz sentido. O final do 1 era basicamente o cliffhanger do 2, e não “acabou bem, nos vemos depois” que ficou. Ah e a explosão de Kripton, empurrou o “espelho girador-prisão” dos vilões pra direção da terra. Por isso eles tavam por perto quando o míssel nuclear explodiu e não tipo, onde ficava kripton.
Por motivos diversos, Clark e Lois são enviados para as cataratas do Niágara para desvendar o mistério dos hotéis cobrarem muito caro de recém casados. Sim, roteiro tipo Scooby Doo.
Na versão de Donner, Lois só aceita mesmo por que ela percebe (depois de mais que um ano trabalhando junto) que Clark nunca está quando o Super está. Ela pinta a foto do super com terno e óculos e VIOLA! Dá umas indiretas pra Kent e se joga de alto do Planeta Diário. Clark dá um migué e salva ela discretamente. Engraçado é que o fato dela pular de um prédio não causa NEM uma intervenção psiquiátrica, talz. Mas eram anos 80 né?
Ah, Luthor foge da cadeia com ajuda da Ajudante (delícia) E abandona Otis, seguindo sempre para o Norte, por que o super normalmente vai para o norte (outro salto de pensamento luthoniano. “Ele vai para o note, deve ter uma base lá”). Na fortaleza Luthor descobre da origem de Kal-El e sobre os Kriptonianos presos (o vídeo interativo dos Kriptonianos explica que uma explosão nuclear pode soltá-los, na versão do Donner). Coincidentemente, Luthor já tinha reparado 3 pontos que vinham à terra na versão de Donner também. Na clássica, ele assume que os Kriptonianos estão vindo pra terra, sei la por que. Ah, na versão de Donner a comparsa de Lex quer ir no banheiro e encontra um na Fortaleza da Solidão não mencionada na versão clássica.
Ok. Clark e Lois nas cataratas do Niágara. Um moleque é mal cuidado pelos pais, brinca fora da área de proteção repetidas vezes  e cai na água em direção as quedas, Clark some, super aparece e salva o moleque. Lois fica mais desconfiada E na versão Clássica do Filme, e se joga também, crendo que Clark irá salva-la (ele o faz, discretamente derrubando um galho com supervisão). No quarto em que vão dormir, Lois se desculpa e Clark tropeça e cai na lareira. Ela vai cuidar dele e como não vê marca de queimadura, compreende que ele é o superman. Merecia o premio jornalista do ano, né?
ENQUANTO ISSO NA VERSÃO DE DONNER, Lois já tinha se jogado do prédio né? Pois ela cansou disso. Ao ver superman nas cataratas, no quarto (praticamente pelada) ela insinua entre outras coisas, pra Clark que sabe da identidade dele e este se faz de bobo, no que ela puxa uma arma e atira. Clark desapontadamente olha Lois, tira o óculos e fala “Se você tivesse errada, tinha matado Clark” no que ela responde “Com balas de Festim?” Achei beeem mais legal. Não atirar no cara, claro, mas menos forçado de “pularei de novo pra me matar”.
Os 3 Kriptonianos vem do espaço pra terra (na versão de Donner, bem mais “Nossa, temos poderes!!!”, na versão clássica mais “nhé, temos poderes. Wharevs”), Matando astronautas na lua e confundindo pescadores. Além de tacarem fogo numa cobra. Os Kriptonianos são Ursa (Feminista que odeia homens e só é fiel a Zod. Bonitinha) Non (Gigante cabeção retardado que não fala) e General Zod, (que tem uma bruta fixação em mandar as pessoas se ajoelharem pra ele. Além de falar em 3a. pessoa as vezes). Percebemos que eles tem os mesmos poderes que superman E que em kripton se falava inglês fluentemente.
Clark leva Lois pro pólo norte e super resolve tirar os próprios poderes, sem motivo aparente. Já tinha transado com Lois (e ela não explodiu como deveria), já não passava o tempo todo tendo que salvar todo mundo (ele dava mais atenção a Lois que ao resto dos humanos), bem a gravação do Pai dele fala que existe um recurso, mas que não haveria volta. Bastava ele entrar numa caixa lá que ele perderia os poderes para sempre. Clark assim e o faz e não sei como caralhos aquáticos, chega com Lois a um restaurante beira de estrada (porra, eles caminharam do Pólo Norte ao Canada?). Um caminhoneiro babaca se engraça com Lois e Clark quer tirar satisfação, tomando um pau.
Nisso a mostra TV o presidente dos Estados Unidos dando total controle do planeta a Zod. Não te contei?
Zod e trupe chegam a uma cidade pequena e tocam o terrô. Quando o Exército aparece (E apanha do trio) eles vão atrás do “chefe” do exército (o presidente americano). A cena deles detonando a casa branca é muito boa, a versão de Donner é ainda melhor porque corta o xerife da cidade pequena e mostra mais casa branca. O presidente americano é descoberto e “dá” o planeta pros 3 vilões (politicamente, o planeta nem é dele… pffff kriptonianos burros!).
Clark, o arrebentado, resolve recuperar os poderes e abandona Lois. Tempo passa e não temos noção de quanto, mas Lois já está de volta no jornal.
Lex vai até a casa branca para fazer um trato com Zod: Ele entrega alguém que poderia fazer frente ao general e em troca ficaria com… A AUSTRÀLIA – conhecida como lugar onde a natureza quer ativamente te matar, saindo do curso natural dela pra isso. Vide Ornitorrinco e o Dingo. Lex, genião do mal.
Lex então leva o trio até o Planeta Diário e entrega LOIS. Putos, eles ameaçam matar Luthor, até que chega Superman inexplicadamente com poderes. Quer dizer, na versão de Donner, é explicado. Existe uma profecia kritoniana e um “O pai se torna filho e o filho se pai”. A tecnologia kriptoniana é detonada pra energizar o superman (o painel explode, coisa que aparece nas duas versões, mas só faz sentido na de Donner). Rola uma briga entre todos os vilões contra super, que é legal (já que os vilões não tem escrupulos) no que Superman foge pra não ferir inocentes. Luthor (ameaçado novamente) agora indica a base do superman, no pólo norte.
Lá, depois de uma briga (na versão de Donner, sem briga de poderes inúteis), Super é “dominado” por Zod depois que ameaçam Lois.
Disfarçadamente Super fala pra Luthor (Que só é ameaçado de morte) colocar os kriptonianos na cápsula de roubar poderes, no que Luthor NA HORA dedura pros vilões, FINALMENTE ganhando a Austrália (parabéns pateta).
Após botar a máquina pra funcionar, super sai da cápsula e é ordenado por Zod a AJOELHAAAR PERANTE ZOD (porra passou o filme falando isso). Super ajoelha, e quando Zod manda ele jurar fidelidade, Super esmaga a mão dele.
Avisar Luthor foi uma jogada, Clark inverteu o sistema da câmara, e estava seguro na câmara-rouba-poderes, mas todos que estavam fora, não.
Non tenta voar e cai no abismo, Zod é jogado pelo Super, acho e Ursula toma um socão de Lois.
Super entrega luthor pra polícia.
Na versão clássica, Clark e Lois voltam pra Metrópolis, mas uma vez lá, Lois tem crise de consciência por que não pode contar pra todo mundo que “tá pegando o super” ou que não pode tratar Clark como namorado, ou que ele toda hora tem que sair. PQP QUE MULHER CHATA.
Clark, sentindo os problemas dela, dá um beijo que apaga a memória dela. Não lembro as diferenças grandes nas duas versões, pra mim que Lois era muito mais chata na Clássica e só. Mas ainda era chata.
SÒ QUE na versão de Donner, Superman após todo esse rolo na supercaverna, VOLTA NO TEMPO. Sim, após ganhar de Zod e reganhar seus poderes, ele VOLTA NO TEMPO DE NOVO, pra quando Lois não sabia a identidade dele, a Fortaleza tarra 100% e os criptonianos não escaparam da zona fantasma.
Clark sorri e sai pra dar a “Olhar pra camera, sorrir e voltar pra terra” como fez no 1 no final de ambos.
Pessoalmente esses filmes ( 2 e 2 Versão D) são os melhores dos 6 “clássicos”. Gostei especialmente da versão de Donner por que é mais amarradinha, os Kriptonianos não tem “Visão Manipuladora de Objetos” nem “Jogar o símbolo do peito só pra dar um migué, apenas um leve incômodo sem dano nem nada pra ninguém”. Mas como não rola luta na Supercaverna, não vemos o poder de “superman dividir em 4 para enfrentar os vilões” que teoricamente seria um dos poderes que superman NÃO TEM mais fáceis de explicar (super velocidade). Mais fácil de explicar que “super beijo apagador de memória” pelo menos.
Engraçado que esse poder de “multiplicar” é usado pela vilã de Supergirl pra evitar que a mocinha salvasse o tosco do mocinho (lembrando que… Supergirl voa. Mas não se preocupe por que ela também não lembra as vezes).
MAS tem essa de viagem no tempo. Fica essa sensação de “foi tudo um sonho, ufa”. Pombas essa é a solução pra TODOS os problemas. Pra que filme se no fim ele volta no tempo? “Superman encontra problemas e volta no tempo pra resolver” é o final de “2” de 5 filmes que ele apareceu antes de 1990.

Coisa que só o CriançaPerpétua difama:

A idéia de que o simbolo “S” de superhomem fosse insignia de família, veio de Marlon Brando! Ele (um puta diva) resolveu usar o símbolo no peito quanto interpretava Jor-El, no primeiro filme.
Ainda sobre Brando, ele ganhou uma puta grana E porcentagem dos filmes por 12 minutos de atuação. Sua briga com o estúdio foi devido a não receber parte da grana.
Clifton James famoso por ser “Aquele cara que interpreta xerifes sulistas”… Aparece em Superman II como um xerife “nome não mencionado” de cidade pequena em Superman II. Levando em consideração, esse filme ligaria o universo do superhomem ao do… James Bond (Clifton interpretou o Xerife J. W. Pepper em 007 Viva e Deixe Morrer de 1973 e 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro de 1974)!
Jimmy Olsen é interpretado por Marc McClure, obviamente é parente do maior ator vivo ou Morto, TROY McCLORE!

Filmografia:

Filmes:

  • Cais 79 – O superbarco
  • Chamando todos os Quakers
  • Macaco de Natal
  • Macaco de Natal vai ao Acampamento de Verão
  • A Fabulosa Fabricação do Professor Horatio Hufnagel
  • Aurora Chorosa
  • Davi versus Super Golias
  • Disque A para Assassinosidade
  • O Gigolô Biônico
  • As Aventuras Eróticas de Hércules
  • Morrebaristas da Broadway
  • Gladys A Mula… Maneira
  • Magrelo Boa Pinta e Tio Mario Juana na Piração de São Francisco
  • A Maior História já dançada
  • Cuidado! Aí vem a Guarda Costeira!
  • Hitler Não vive mais aqui
  • O homem com braços hidráulicos
  • Leprosos e Piratas
  • Montana, A terra da pegação
  • Conheça Joe Blow
  • The Muppets na corte do Rei Arthur
  • Disque “P” para Psicose
  • Padre com uma Pá
  • O pescoço do Presidente foi roubado!
  • A vingança de Abrahan Lincoln
  • A pirralha mora ao Lado
  • Uma vida por um Pavio
  • De Repente, na Ultima Ceia
  • Eles Vieram furtar Carnegie Hall
  • Hoje eu… amanhã Você
  • O Veredito é… Fraude no Correio!
  • A pior Carroça do Oeste
  • O Fio do Fatal
  • Olha quem continua Guinchando! 

Filmes Educacionais e Auto Ajuda

  • 60 Minutos de vítimas de acidentes
  • Auto se Ajustando-se
  • Alice no país dos acidentes com pára-brisa
  • Alice não está mais viva
  • Pássaros: Nossos colegas penados
  • A Decaptação de Larry Corre-com-o-Carro
  • Motoristas Designados: Os Nerds Salvam vidas
  • Cave a Cova e Salve Grana
  • Xaxim de Orelhas? ECO!
  • Estalos: Os Assassinos Silenciosos
  • Guia do Coelho Felpudo de… Você sabe (Educação Sexual para Crianças)
  • Crie Confiança logo, seu  Inseguro de merda!
  • O método “nas coxas” de reparos de casas
  • Aí vem o sistema Métrico
  • Amianto: Cheiroso mas Mortal!
  • Brincadeiras de Banheiro: Como Larry Driscoll não enxerga mais.
  • Homem Contra a Natureza: O Asfalto para vitória
  • Carne e Você – Parceiros da Liberdade
  • Mamãe, qual o problema com a cara daquele homem?
  • Naftalizando seu navio de guerra
  • Falsos Alertas de Tornado: Reduzem Prontidão
  • Furtadores CUIDADO
  • Fumando até o peso ideal
  • Alguém na cozinha com DNA!
  • 2 – 3 = Diversão negativa
  • O Jovem Jebediah Springfield
  • Vem vindo ao aeroporto de Springfield
  • Onde é Nordstrom? (Filme sobre quiosque de informações)
  • Ei! Não me toque aí!

Televisão

Especiais

  • Cirurgia de Nariz de um Alien
  • Carnaval das Estrelas 
  • Cinco semanas de Chevy Chase
  • Vamos salvar a casa de Tony Orlando
  • Adeus a Gota 88
  • Miss American Girl
  • Simpsons episódio 138th
  • Simpsons Festival de Spin-Offs

TV series

  • Depois de Mannix
  • Os Tornados mais engraçados do mundo!
  • Buck Henderson, Detona Sindicatos
  • Um Estranho Casal que Trocou de Sexo!
  • Não acredito que Eles inventaram isso!  (infomercial)
  • Rua Shortland Street
  • O Filho de Sanford e Filho
  • Troy e Fábrica da Companhia da Alegria do Verão (1960s e 70)

Desenhos

  • Natal de Chimpanzé
  • Natal de Chimpanzé… No Acampamento de Verão!

Outros

Funerais de Celebridades

Musicais

  • Pare o Planeta dos Macacos que eu quero descer!

Continua em breve com Superman III, Superman IV e… Supergirl? Sério mesmo? Patz. Ah tem Superman Returns, mas whatevs.