Skylanders – Game “Review”

Afinal o que é Skylanders? Longa história.

Assim como eu, meu filho é meio fissurado em jogos. Ele tem uma estranha obsessão por Pokemon (não o culpo, eu mesmo comprei uns gameboys usados pra poder jogar Pokemon… quando só existiam 250). Meu problema com a franquia pokemon é que eles perderam noção das coisas e agora qualquer objeto escroto, eles colocam olhos e vira sei lá, Caralhomon.

Tipo isso ó:

Infelismente o vídeo tá escroto, existem versões melhores que VC vai procurar. Não é tão fundamental pra esse post a qualidade deste vídeo. A letra é o melhor:

Pois é. Procurando jogos para meu filho, descobri um tal Skylanders: Spyro’s Adventure. Pra quem não sabe, Spyro é um dragão de vários jogos (não só espairoudjara). Meu filho curtia Spyro pra PS2.

skylanders spyro adventure

Spyro é esse do meio

Olha como funciona: Vc compra o jogo pra seu console (XBoX 360, Wii, PS3, 3DS e PC), com o jogo vêm um “Portal do Poder” e uns 3 bonecos.

Spyro no Portal

Spyro no Portal

Bonecos

Você liga o videogame com o portal ligado nele (graças a Deus, a maioria usa porta USB). Ao iniciar o jogo uma cabeça de um barbado te fala pra colocar qualquer Skylander no portal.

Ao colocar o Boneco no portal, o boneco “ganha vida” dentro do jogo. Então você tem que comprar mais bonecos pra poder jogar mais. É uma pegadinha? Sim. Deixa de ser legal?  Não.

O jogo foi lançado em outubro de 2011 e não fez um sucesso tão grande fora dos EUA. O que eu curti é que são skylanders de 8 elementos (Agua, Ar, fogo, Terra, Vida, Morte, Tecnologia e Magia) e cada elemento tem uns 4 a 5 representantes, ficando em 32 personagens, fora umas versões especiais (legendários) de 11 dos comuns, com cores alteradas e com poderes mais fortes. Total 43 personagens.

Em 2012 saiu a sequencia: Skylanders Giants (para Nintendo 3DS, PlayStation 3, Wii, Wii U, Xbox 360). Que como toda sequência expandiu o universo… vulgo foram lançados mais 8 bonecos de cada elemento, agora “gigantes“…

Até aí tudo bem, em pokemon a cada geração adicionam 100 novos personagens. A pegadinha aqui é que os Gigantes não são retrocompatíveis (ok), mas os bonecos que funfavam no primeiro Jogo (Spyro’s Adventure) funcionam neste (Giants). E o portal do 1 funciona no 2 tb. Legal né? A Activision (que fez o jogo) até lançou uma versão do jogo 2 “sem portal” mais barata (pra quem já tem o portal do 1).

Só que a Activision não é besta, lançou a “onda 2” que são os mesmos 32 personagens do jogo 1, que agora brilham quando colocados no portal do jogo 2. E desses ainda lançou personagens com poses diferentes que tem MAIS poder. Fora os “Legendários” que incluem até os Gigantes. Chuto que estão beirando os 70 bonecos. Esses novos, uns não funcionam no jogo 1 ou são limitados.

O fato de lançarem novos bonecos “atualizados” pro segundo jogo, causou meio um problema nos EUA, onde o povo desistiu de colecionar todos e decidiram vender a coleção (lembre disso).

Ah e pra terminar os jogos (o segundo tenho certeza, o primeiro não) você precisa ter pelo menos UM Skylander de cada elemento. Ok.

Mas por que tanta comoção por causa de um jogo assim?

Primeiro: È um brinquedo que usa tecnologia atual

Cada boneco tem em sua base um identificador RFID (tipo que o metrô de Londres usa nos cartões de transporte, Oyster). Ao colocar o boneco na base, ele carrega não só o personagem, mas o SEU personagem. Eu joguei um pouco e ganhei um chapéu (esses chapéis melhoram as habilidades do personagem, não pergunte). Limpei o jogo por que estava só testando. Ao testar a versão em inglês que eu consegui, o personagem já apareceu no nível 2 e COM o chapéu. Sim, o BONECO guarda os status dele, não o jogo.

Segundo: os bonecos são cross-plataform (multi plataforma).

Se você joga no Wii e seu amiguinho no Xbox 360, você pode pegar seu boneco e ir jogar com ele no Xbox do amigo. Ou no 3DS… Até no Iphone! Tendo um “portal” funcionando, você pode jogar em qualquer lugar (respeitando a lógica de que personagens criados pro jogo 2 não funcionam no jogo 1).

Terceiro: A história não é ruim.

Não é um ESMEEERO de enredo, mas entretém. Na minha “jogada de teste” eu tive que me controlar pra não acabar indo londe demais. Comandos simples, inimigos a dar com pau, recompensas toda hora… não duvido que meu filho jogue horas.

Quarto: Tem versão dublada em português.

Querendo ou não, a linguagem é uma barreira grande pro meu filho, então um jogo infantil que fale português ajuda e muito!

Coisas ruins:

Obviamente eu estou dando um tiro no pé, por que criança que é criança vai querer vários bonecos… mas como (todos de cada elemento) não são essenciais a trama, irei combinar com meu filho de só conseguir os básicos pra ele.

O jogo que consegui em português é para WII, aparelho que tenho em casa. Pra meu filho jogar na casa dele, precisarei comprar um NOVO jogo. Levando em conta que só vendem o jogo novo no mínimo COM 3 personagens e que dublado em Pt-Br não se encontra usado “só o jogo” ainda, terei que desembolsar uns 200 reais pra comprar um jogo novo e 3 bonecos IGUAIS aos que já temos.

A dublagem é RUIM. Não digo que é mal dublado (as vozes são bem interpretadas) mas o trabalho foi feito nas coxas por que COM CERTEZA foi traduzido pelo google. O gigante mais comum que vem com o jogo se chama Tree Rex (sim é uma jogadinha com Tiranossauro Rex – T-Rex) tem como frase básica “FEAR THE BARK!” – Tenha medo DA PERIDERME!!! .. tá bom, CASCA de Arvore – (que é TAMBÈM uma jogadinha com “Fear The Dark” – tenha medo do escuro -). Ok. Lindo. Legal. Só que a tradução literal de BARK é LATIDO. Adivinha o que o personagem fala TODA VEZ que colocamos ele no jogo? TEMA O LATIDO!!! Também vi um falando “Bolts e raios”… Bolt não existe em português… mas podia ser “RAIOS E TROVÔES!!!”

Então, creio que esse será o Pokemon da nova geração, assim como os “Comandos Em Ação” foram da minha e “Cavaleiros do Zodíaco” foram do meu irmão. A parte legal é que você não usa só a imaginação, mas também pode jogar com o brinquedo. Se lançar mais um jogo então, o negócio ficará melhor ainda!

Bonus:

Como o pessoal nos EUA ficou puto e começou a vender os bonecos, o preço dos personagens do primeiro jogo baixou muito! Um boneco comum que vendem (novo) a uns 60 reais com envio aqui no Brasil, você compra um especial (semi-novo) por uns 30 reais, com envio dos EUA!

Mesmo os personagens do segundo jogo aqui custam caro! Então uso meu cartão de crédito e compro direto de fora… Aqui custa 60/80 reais um novo, lá sai 36 novo também! Imagina o preço dos usados (mas com todos os acessórios)?

Os americanos tem muito mais compulsão por comprar coisas que nós (ou pelo menos, que eu). Então é muito comum eles comprarem o jogo com tudo por que queriam um personagem… daí eles vendem o que sobrou na net! Eu mesmo tou pensando em comprar um portal avulso pro meu filho (sai uns 50 reais lá, enquanto o único portal avulso que vendem no MercadoLivre custa 180).

Ah, os portais são multi-plataforma também. Li que o de Xbox funciona no Xbox e no PC. O de 3DS funciona em tudo (PC, Wii, PS3, WiiU menos xbox), o de Wii, WiiU e PS3 funcionam entre si e no PC. CREIO que o de Celulares (Android/Ipad/Iphone) funcione em nos consoles e PC SE você comprar o cabo vendido avulso, já que os de portáveis se conecta via bluetooth.

Assim que recebi o de Wii, resolvi testar aqui no PC. O que muita gente não sabe é que existe uma versão do Skylanders para internet. Se chama Skylanders Universe. Você pode jogar mesmo se não tiver comprado o jogo (mas ficará limitado a um só personagem). O portal do Wii funcionou (após instalado o driver) nesse jogo: Eu colocava o boneco na base e ele aparecia na net e até perguntava se eu queria registrar o personagem com meu nome! Só que o jogo pra net está na versão beta, e eu achei bem demorado pra carregar (pelo menos da primeira vez).

O Skylanders Universe é uma experiência social, são pessoas de todo o mundo interagindo – mas a conversa segue textos pré-escritos, então nada de palavrões. E existem vários joguinhos dentro do online, pensem em Angry Birds com poderes e assim vai.

Elas por elas, achei muito interessante a experiência e me senti compelido a fazer parte. Agora é preparar o bolso…

