Esticando a vida de um SSD Parte II – Tunando o Win7

Ok, vamos terminar essa saga que vem se arrastando:

HDD? Barato! Durável! Mas é lento! No WEI (Indice de Experiência do Windows), não passa de 5.9.

SSD? É bom! É rápido! Mas precisa fuçar pra ele durar.

Traduzido e montado com base nesse artigo no Lifehacker. Essas dicas são pro Windows 7, tente por sua própria conta e risco. Tudo que eu coloquei nesse artigo, eu fiz no meu computador. Adeque para suas necessidades.

PRIMEIRA COISA: Rode o WEI.

WEI é o Index de Experiência do Windows.
Ele está em propriedades do “Meu Computador”, na tela da direita, clique em “Índice de Experiência do Windows” e “Executar avaliação” e espere terminar o teste.

Por que?

Porque daí o windows faz uma varredura no seu sistema e “descobre” que você está rodando ele em um SSD, desabilitando umas coisas inúteis.

SEGUNDA COISA: Abra o Command como administrador

Digite “command” em pesquisar todos os programas e arquivos no botão iniciar. Antes de abrir o programa, clique com o botão inverso no mouse e abra como administador.

Dentro na janela, vamos fazer 2 coisas: ver se o windows está usando o TRIM (comportamento que protege o SSD) e desabilitar o Hibernar, que usa recursos demais.

Digite powercfg /hibernate off e aperte enter (não deve aparecer resultado nenhum). Você desabilitou o hibernar.

Digite fsutil behavior query disabledeletenotify e a resposta deve ser “DisableDeleteNotify = 0” que significa que o TRIM está habilitado. Caso não estiver, pesquise se seu SSD tem ou como habilitar no fabricante do SSD.

TERCEIRA COISA: Mova Paginamento e Indexação pro HDD

Tanto o paginamento quanto a indexação usam o SSD pra guardar dados. Jogue os arquivos pro HDD e seje feliz. Só mude a paginação se tiver mais que 4 gigas de RAM.

Em propriedades do computador, clique em Configurações Avançadas do Sistema. Em Avançado, clique em “Configurações” em desempenho.

Clique em Avançado. Na “memória virtual” clique em Alterar.

Desselecione “Gerenciar Automaticamente”. Selecione o drive SSD (C:\), escolha “Sem Arquivo de Paginação” e clique em definir.

Escolha do HDD (deve ser o D:\), clique em Tamanho gerenciado pelo sistema e depois em definir. Dê OK e o computador pode pedir pra reiniciar. Eu sempre reinicio depois de fazer todo o serviço, mas se quiser reiniciar agora, pode fazê-lo.

No pesquisar do botão iniciar, digite “indexa” e a primeira opção deve ser a “opções de indexação”. Clique em avançado. Em “local de indexação” clique em selecionar novo e crie/escolha uma pasta no seu D:\ (o HDD).

QUARTA COISA: Parar Serviços Inúteis.

Tanto o Superfetch quanto o Defrag não são coisas boas pro SSD.

No pesquisar do botão iniciar, digite services.msc.

Na janela que abrir, procure o Superfetch. Clique com o botão direito do Mouse e pare a execução. Clique de novo no botão esquerdo e selecione propriedades. De lá em Tipo de Inicialização, escolha Desativado e dê ok.

No pesquisar do botão iniciar, digite desfragmentar. Selecione desfragmentar disco rigido. Clique em configurar agendamento. Desselecione “Executar seguido um agendamento” e dê ok. Tudo que tiver aberto pode ser fechado.

QUINTA COISA: Diversos.

No pesquisar do botão iniciar, digite e abra a agenda. Clique em Biblioteca do agendador. Remova tudo que não for essencial (verificar todo dia atualização de programas? Atualizar Facebook? Remova).

Eu normalmente vou nos meus navegadores e diminuo o máximo o tamanho do cache e se possível mudo pro HDD. Também tento colocar “deletar arquivos temporários quando fechar o navegador” no IE.

Também crio uma pasta chamada Downloads no HDD pra unificar minhas coisas, e tanto no firefox qto IE, coloco pra fazer downloads nela (só lembrando que as pastas downloads já estão no D:, se vc fez o esquema de mover a pasta Users, mas eu prefiro uma pasta Downloads na pasta raiz).

E finalmente

Vc pode ambém tirar a restauração do sistema se quiser, mas descubra se vale a pena ou não na net.

Ou proibir o windows de fazer atualizações automáticas…

Ou diminuir o tamanho da lixeira!

E do assunto é só pessoal!

Anúncios