The Dark Knight Returns – Filme implicância – Spoilers

Pode ler minha resenha aqui.

Esse post tem spoilers, então se não quiser saber detalhes da trama do filme, não leia.

Cara.

CAAAAARA.

Eu gostei dos filmes anteriores do Batman por que mesmo que não fosse um mundo idêntico ao nosso, era próximo. Esse último é muito forçado.

A grande ameaça do filme é uma bomba nuclear que detonaria uns 10 kilômetros no meio de manhatan. Batman pega o bathelicóptero (que ele passou o filme inteiro falando pros outros que não tinha piloto automático sem razão… a menos que soubesse que ia levar a merda da bomba pra longe) e leva a bomba pra longe. Em uns 2 minutos.

Legal a bomba não explodiu sobre Manhatan. Mas se era nuclear A PORRA DA RADIAÇÃO FODEO COM TODA A COSTA!!! O problema óbvio da bomba nuclear  não é só a droga da explosão, mas o rastro radioativo. Pra você ter uma idéia, no Japão depois do acidente de Fukishima, tem traços radioativos em tudo! E não foi uma explosão PER SE. Então parabéns Batman, cagou com os EUA. E daí se mudou pra Europa sei lá.

Mas o motivo da merda da bomba, foi uma vingança! Talia queria se vingar do pai Ra’s al Ghul por não aceitar o amante Bane. Como é que ela vai agir contra o pai? Fazendo as vontades dele!!!! WHATAHELL!!! A única maneira que vejo ela aceitando uma coisa dessas era pra mostrar que era melhor que o pai. Mas por que carahos uma pessoa que nasceu numa prisão resolveu tocar o foda-se pra vida aos 37 anos??? Pra vingar um pai morto que ela odiava???

A fuga da prisão é ótima mesmo: Uma criança pula um abismo que adultos não conseguem. Não. Não é possível acontecer. Só o fato dela não ter tido luz solar a vida toda e não ter exercitado o bastante já é uma barreira. A aí vc faz a conta da altura dela!!! Quem sabe quando criança ela tinha o poder de esticar os braços, sei la.

Daí em todo e qualquer momento que ela tá envolvida, dá merda. Só que, Por que diabos Bane mata todo mundo possível e deixa sei lá, essa Tate/Talia e Morgan Freeman? Morgan tem acesso e conhecimento de tecnologia o bastante pra ajudar Batman a parar Bane. Por que não matou pelo menos o Ele? Alta no preço de balas de revólver? Aliás, Morgan Freeman devia ser preso! A empresa falida, ele agrupa e mantém as armas prontas pra uso e guardadas no mesmo lugar “secreto”. Mas pelo jeito não é tão segredo o lugar, pois qualquer Bane da vida encontra. Claro que as armas tecnológicas são 3 batmóveis. E só. Porra Morgan, minta menos!

E o Bane, enfrentando Bruce e falando que “nasceu nas trevas” né? Achei foda! Alias o vilão é foda. Mas ele não nasceu nas trevas. No final do filme, descobrimos que  Talia é que nasceu na prisão. Então por que diabos ele ficou falando? Pra quando Bruce escapasse da prisão, ficasse surpreso? Sério mesmo que os vilões ESPERAVAM que Batman melhorasse da coluna em 80 dias? É muita sorte.

Por que o impiedoso Bane sempre deixava Tate viva? Ela seria uma das primeiras a morrer na mão do tribunal do Bane lá.  Caso não houvesse ligação entre ele e Tate, Bane malemal saberia que ela era amante do Batman (por um observador externo). Como ela sabia que o cientista “transformador de Reator em Bomba nuclear” tinho morrido? A 6 meses até! Um observador externo começaria duvidar dessas coincidências.

Um observador como o inquisidor John “Robin” Blake. Que assumirá o manto de Batman (por que se ele virar um herói chamado Robin, merece apanhar). Blake fez o que nenhum capanga do Bane pensou: ir no único esgoto que derruba defuntos que Bane mata de Gothan. Só que é estranho pacas: sempre que alguém morre no subterrâneo, aparece no mesmo lugar pelo jeito (Blake acha Gordon lá). Como é que numa cidade pacífica como Gothan (devido a lei Dent), ninguém investiga isso? Sério, aqui no mato, quando aparecem mais que 3 pombas mortas num lugar, chamam a polícia! E aqui é O PANTANAL!

Mas continuando, Blake, numa investigação de uma conspiração, acaba atirando e matando 2 agressores pra se defender. Enojado ele joga fora a arma. PORRA ELE NÃO ENTENDEU PRA QUE SERVE UMA ARMA PRA UM POLICIAL??? Ele matou a aula de “pode ser usada força letal, caso alguém queira te matar” da acadimia?

Mas sabe o que é pior? Esse cara, esse toscão foi o ÙNICO a descobrir a identidade secreta de Batman nesse filme. Tudo por culpa da “máscara de orfão”.  Sabe quem não percebe? Toda Gotham. Batman some: Bruce Wayne some. Bruce Wayne Retorna, Batman retorna. Quem em sã consiência teria grana pra manter coisas como um Bat-helicóptero tipo militar em Gothan além de Bruce? E sabe o que Bruce faz quando Blake revela que sabe o segredo? Começa a conversar sobre a própria identidade secreta! Tipo “Sei que vc é o Batman” e responde “Então, eu comecei a ser ele por que…” PORRA. Parece o aranha do último filme! E a Mulher Gato, inteligente, ladra, viu tanto Bruce quanto Batman com o mesmo exacto queixo e não pensou “Sabe, é o mesmo porte, mesma meia cara… mesmo lado sombrio” e ainda assim é surpresa quando “BRUCE WAYNE È O BATMAN!!! NOSSA!!! QUE SURPRESAAA!!!”

Adoro o fato que o Bruce entrega a batmoto (que não tem eixo então é uma BOSTA pra fazer curva, lembre-se disso) e a Mulher Gato já dirige tão bem que faz altas manobras. Num veículo que na teoria NINGUÈM teve a oportunidade de SEQUER ver alguém pilotar. Ainda mais usar. Seria como eu roubar um disco voador e “ah, hoje vou pra marte” e já chego lá. Não funfa assim! A mulher tem curva de aprendizado nula. Mas não ligou Batman a Bruce nem quando ele falava “amigo poderoso”. Só que confesso que ela foi a melhor atriz do filme.

E o Batman senhor “Eu não uso armas letais” mas tem o caralho a quatro com canhões, até a batmoto. Será que ele se sentiu culpado pela morte de Bane? Por que o fato dele não ter puxado o gatilho não exime ele da culpa de armar a porra da Mulher-Gato!

Mas o Batman é um capitulo a parte

Além disso…

Após de 8 anos da morte de Dent e na namorada de Bruce e Dent, o que é do Bruce? Um recluso que sequer sabe a quantas anda a própria empresa. E não foi uma coisa que aconteceu no começo do filme, segundo Fox, a mais de 2 anos a empresa de Wayne não tinha lucro. COMO CARALHOS ELE SOBREVIVIA? Pelo que vi no prato de comida que Selina Kyle precisa levar pra ele, na base da LAGOSTA!

Ah, mas é diferente a fortuma pessoal de Wayne e a das empresas, ok. Mas então por que ELE quebrar alterou a questão da liderança da própria empresa? A menos que a lideraça o considerasse louco, ele ainda era o chefe.

Mas tá alguém tomou o controle por que Bruce comprou todas as ações ruins um dia e ficou quebrado (foi um esquema do Bane). VC JURA que exactamente no dia em que a bolsa de ações de Gothan foi invadida e bandidos queriam atingir especificamente o sistema, todas as trocas após o período que ele entrou, seriam válidas?

Basicamente é assim: Por que um cara apontou uma arma pra sua cabeça, mandando você abrir o carro, o seguro não vai te ressarcir por que você deu o carro pro cara (mesmo que sob ameaça). Como de facto os bandidos tinham a digital de Bruce é que poderia ser questionado e Bruce até poderia entrar na lista de suspeitos.

Melhor ainda, seria como o golpe do cartão de crédito. Alguém clona seu cartão e faz compras na Tailândia e você está dentro da agência daqui do centro no momento da compra. O banco ainda assim vai te cobrar “por que o cartão é seu”. Não funciona assim. E Bruce é uma figura pública, depois que ele apareceu de novo, todas as revistas ficariam em cima dele! Nada mais fácil provar que ele não estava na bolsa na hora das compras. Ou que na hora da compras, um maníaco armado fazia a bolsa de valores de refém, logo as transações foram inválidas.

Mas voltando ao começo: A lei Dent que “acabou” com a criminalidade em Gotham não ocorreu de um dia pro outro. Qualquer lei desse tipo deve ser discutida e por mais expressa que seja, levaria mais de um mês pra ser aprovada. O que a criminalidade fazia nesse meio tempo? Parou? Tirou férias? Não né. Continuava na mesma, ainda mais que os chefões do crime estavam fodidos, teria uma puta guerra pelo poder. Ajuda o fato que Batman era considerado inimigo número 1! E o que Bruce fazia nesse meio tempo? Devia tar chorando em casa, deixando a barba crescer. Que bosta de herói heim. Por que foi ferido, foda-se todos. Tem um herói desse naipe que eu conheço, se chama Hammer Man. È do webseriado Dr. Horrible Sing-a-long Blog FODA. Quando é ferido pela primeira vez, entra em crise, chora e larga de ser herói.

Ok. Então Bruce caiu do 5 andar e sobreviveu… até por que a merda da armadura devia ser feita pra isso. Ele passa 8 anos fazendo porra nenhuma e tá todo fodido. Ele cria uma pulseira magnética pra joelhos, sei lá, e já consegue caminhar (por que segundo o próprio médico ele não tem mais cartilagens em certas juntas). Não funciona assim, mas continuando. Ele vai pra porrada com um cara que tem um alvo gigante na cara (e ninguém feriu ele lá, praticamente) e toma um pau (tá fora de forma). Num análogo do Arco “Queda do Morcego” Bane detona a coluna de Bruce. Ok.

Bruce fica na pior prisão do mundo, no cudomundosktão e é tratado por um (ajudante de) médico cuja idéia de ajudar um paciente é amarrar ele no teto. Em menos de 80 dias o tal (ajudante de) médico mão de ouro já recuperou a lesão na coluna do cara e os problemas que ele tinha na perna tão curados.

Olha, eu não sou expert em medicina, mas foder com a coluna é uma coisa braba. Arrumar ela com carvão, cuspe e corda se não for impossível, é beeeem improvável. A menos que “a pior prisão do mundo” tivesse o melhor setor médico do mundo, basicamente Bruce devia tentar criar uma cadeira de rodas feita de gravetos e dar bye bye pra Gothan.

O que me lembra: O plano de Talia era acabar com Gotham de um jeito que Bruce visse (pela TV). A menos que eles tivessem certeza que Bruce ia voltar, os vilões podiam sumir de Gotham e esperar a merda explodir sozinha (como programado) e ver tudo do Havaí, comendo pipoca. O suicídio deles era não só desnecessário. Era inútil ao plano de “terminar o legado do papai que eu odeio”.

Tudo bem que podem ter avisado a Bane que Bruce escapou (daí n tem sentido ele ficar tão surpreso quando Batman volta), como ele escapou? Pelo que eu entendi, pra escapar do poço você precisava pular um abismo sem uma corda  (que uma criança NUNCA conseguiria, mas continuando). Como funcionava essa corda?

Ela era amarrada em um ponto fixo na parede? Então como a pessoa que falhou em sair era “baixada”? O cara ficaria dependurado no nada um tempão! Se a corda vinha até a base, a pessoa ia bater a cabeça na parede ou numa ponta devido ao movimento de pêndulo e não tinha essa de segunda chance não irmão! Era melhor amarrar a corda no pescoço!

Alguém segurava a corda, como se fosse aquela parede de escalada? Nesse caso, pra pessoa não cair da pqp, bastava o babaca lá de baixo que segurava a corda, esticar a mesma! Tudo bem que pro cara não escapar, bastava puxar a corda pro amiguinho cair…

Só que pelo que eu vi era uma corda fixa. Sabe o que dava pra fazer? SUBIR A CORDA. Ou usar a corda com movimento de escalada pra chegar num ponto não acessível. È difícil? É. È mais difícil que pular mais longe que um canguru? Não. Quem sabe pra uma criança a corda era impossível de enrolar ou usar pra escalar. MAS NÃO PRA PORRA DO BATMAN!

Mas não é tudo: pra salvar a cidade ele sai batendo uma bomba nuclear armada em tudo que é canto! Entre uma das coisas, ele faz a bomba cair com um carro de uma pista pra outra inferior… Uma bomba nuclear armada! Além da bomba estar super bem amarrada, apesar da queda (e não ter onde segurar, claro) Gordon sai caminhando de trás do caminhão. Meu, ele teria virado milkshake de policial mesmo se a bomba tivesse colada! A velocidade da queda é a mesma dentro ou fora do caminhão! E o impacto, se bobear, pior! O que cagou mesmo foi que a vilã morreu na cabine do caminhão (mesmo tando de cinto) e Gordon saiu de boa, da caçamba.

E o fato que Gotham tem a pior força policial da terra: Quando precisam tirar Bane, mandam TODA A FORÇA POLICIAL PRO ESGOTO! Não fica nem os guardinhas de trânsito. E esses 6000, não conseguem escapar. Uma criança de menos de 10 anos consegue escapar do poço da pior prisão do mundo e esses policiais não conseguem escapar de uns 3 metros de fundura.

Olha, sei que é ponto nulo… e até comentei que o Batman não precisava ser “Oi tudo bem, não consertei o piloto automático do Bathelicóptero” se não pensasse em detonar a bomba, sobreviver e sumir, mas eu duvido que o bat veículo precisasse espeficicamente de alguém no volante pra ele ficar no ar. Levando em consideração isso, pra fazer movimento em um sentido, qualquer coisa que prendesse o manche também faria a mesma coisa. Eu não sou o Batman, (se fosse já explicaria por que eu comecei a ser, já que vc descobriu minha identidade) mas eu tenho cadarços que dariam conta de simular um piloto automático fááácil. Acho que o diretor forçou um pouco a reviravolta. MAs valeu. O final foi o que salvou o filme.

E pra dar meu braço a torcer: Quando Alfred fala que sonha pedir uma Fernet Branca em Florença e ver Mestre Bruce com uma mulher, eu estranhei que a bebida, enquanto nomeada “Branca” era mostrada no copo de cor vermelha. Eu lembro por que detesto Fernet. Pra mim que o Branca era o sinal que era clara, certo? Errado. Fernet Branca é vermelha mesmo!

Então anota mais uma do filme: propaganda de uma bebida enganosa. Deviam ter colocado uma bebida cujo nome fosse semânticamente correto!

Anúncios