Timerider: The Adventure of Lyle Swann – Filme Review

Ahhh depois de um tempo sem postar (e efetivamente assistindo e lendo pouco) finalmente posso  postar aqui.

Além é claro de ter assistido todos os episódios de Halloween do Simpsons, acabei assistindo esse:

Seguinte, se você não viu o trailer (ou mesmo se viu) esse filme trata de um motoqueiro que vai parar no faroeste. Um motoqueiro de 1982 em 1887. Você pode pensar “E daí, é basicamente um De Volta pro Futuro 3 com moto!”. Pois saiba que o PRIMEIRO De Volta Para o Futuro foi filmado em 1985! Esse terceiro filme foi em 1990, 8 anos depois de Time Rider!

Tirando isso, bem… Tem atores conhecidos! Vários “AQUELE CARA!!!” Tipo..

Fred Ward como Lyle Swan

È meio difícil imaginar ele como um motoqueiro de rally, mas era jovem na época do filme. Ward também fez (se segura)

Fuga de Alcatarz  (Com Clint Eastwood), Remo, Desarmado e Perigoso, Admiradora Secreta, Ataque dos Vermes Malditos 1 e 2 (O primeiro Ataque, co-estrelou com Kevin Bacon, de FootLoose.),  Coração de TrovãoCorra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 – O Insulto FinalCaindo na Estrada (Também conhecido como RoadTrip, com o Stifler)… Dentre váaarios.

Peter Coiote como o pistoleiro vilão Reese.

Que você vai lembrar de E.T o ASSUSTADOR Extraterreste (como o cara que ajuda Elliot a se livrar do E.T maldito, mandando de volta pro espaço), além de  A Lenda de Billie JeanEsferaPatch Adams – O Amor é ContagiosoErin Brockovich – Uma Mulher de Talento e é claro,  A Volta dos Mortos Vivos – Rave  e A Volta dos Mortos Vivos – Necropolis.

Berlinda Bauer como a mocinha

Que você não vai lembrar muito não, além de uma cena que você QUASE ver ela pelada no Time Rider e que os olhos dela são lindaços. Muito gata ela. Só que os únicos papeis de destaque que ela fez foram em Flashdance (como a ex esposa de alguém, sei lá, nunca vi esse filme) e a cientista que cria o Robocop 2, e quer aposentar o Robocop 1 em Robocop 2.

Lembrou?

Tracey Walter como um lacaio do Vilão. Lacaio é tema recorrente nos papéis dele..

Ele também fez Repo Man – A Onda Punk (como um véio louco que “ajuda”  Emilio Stevez a… encerrar o filme?), Conan, o Destruidor como lacaio do Conan. Leia meu Review), Batman de Tim Burton (Como lacaio do Coringa – Jack Nicholson), Jovem Demais Para Morrer (outro filme com Emilio Estevez? E de volta como pistoleiro lacaio no velho oeste? Sério?),  O Silêncio dos Inocentes Não Chame a Polícia! (Amos & Andrew UM PUTA FILME com Nicholas Cage e Samuel L Jackson!), Filadélfia, Junior, Independence Day, Poderoso Joe e Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (PERAÌ? DE NOVO??? )

Ed Lauter como Padre

Que fez  Golpe Baixo (original com Burt Reinolds) King Kong (de 1976), Cujo, Manimal (!!!), Automan (!!!!!), Academia de Gênios (com o Val Kilmer), Jogo Bruto (com o Arnold Schwarzenegger), Os Nerds Saem de Férias, Nascido em 4 de Julho, Rocketeer, Despedida em Las Vegas (Com Nicolas CageElisabeth Shue a segunda a interpretar a namorada de Marty McFly), Não é Mais um Besteirol Americano (um dos meus non sense favoritos), Seabiscuit – Alma de Herói, Golpe Baixo (o novo com Adam Sandler) e o seriado Psych.

Ok, enrolei demais. Vamos ao filme.

Lyle Swan é um motoqueiro de rally, participando do Baja 1000, que poderia até ser um dos melhores corredores, se não entupisse a sua moto Yamaha XT500 (Teneré será?) de traquitanas “tecnológicas” (coisas que a gente não tem até hoje, como lanternas e… toca fitas!). Acidentalmente ele entra no terreno onde o governo fazia um experimento experimental de viagem ao passado. Pois o desgramado do Swan consegue entrar no lugar no exacto momento que ligavam, e sai no exacto momento que eles iam resgatá-lo.

Swan sai dirigindo à noite, mata um velho do coração (eu tb morreria se visse uma moto toda iluminada, um cara com roupa esquisita vermelha-capeta e capacete… fora o dedo que brilha, em 1800) e é perseguido por Reese que quer a “Máquina” (Moto) pra ele.

Como a única lingua que os Reese e seus pistoleiros fala é dar tiros, Lyle foge e acaba entrando na vila onde encontra o Padre e a Mocinha. Lyle pensa que a galera vá vive num tipo de culto/sociedade Amish e é rapidamente seduzida pela mocinha, que dá uma raivinha no Padre, tema recorrente que não desenvolve. Mocinha e mocinho tem seu momento de ternura e descobrimos sobre o passado de ambos, também sobre o colar de Lyle, continua lendo.

Os pistoleiros roubam a moto e na sêquencia sequestram a mocinha. Lyle, Padre e mais 2 xerifes que seguiam Reese vão resgatar a máquina e a mulher. O xerife senior é morto (tinha uma rixa com Reese) e o outro é mortalmente ferido. Mas Padre e Lyle Swan recuperam tanto a mulher quanto a moto, sendo perseguidos até um penhasco pelos vilões. Quando tudo parece perdido, aparece DO NADA um helicóptero que estava atrás de Lyle. Reese PIRA e atira no helicóptero, matando um piloto. O helicóptero fica descontrolado e derruba a moto do penhasco (e na versão não editada, mata Reese, só deixando as botas).  O outro piloto recupera controle, Lyle tenta trazer a mocinha mas é avisado que “não podemos, estamos com pressa, quando voltarmos ao nosso tempo eu te explico”. A mocinha rouba o colar de Lyle e ele vai embora de helicóptero, encerrando o filme.

  • 3 coisas:
  • O mocinho passou o filme inteiro sem saber que estava no passado. Achei foda. Idiota, mas foda.
  • Se os idiotas que enviaram o Lyle pro passado tinham uma máquina no tempo, porque carahos não voltavam no tempo até onde ele CHEGAVA e já pegavam ele? Nunca entendi a necessidade de pressa em filmes sobre viagem no tempo… tudo bem que era experimental a tecnologia, mas mesmo assim. Outra, que o passado não corre em paralelo com o presente e futuro (como mostram). Se assim fosse, não conseguiríamos uma máquina que transportasse no tempo… ou não?
  • Lyle Swan é o próprio tatatataravô! FODA! Segundo ele conta a Claire Cygne (a mocinha), o colar dele é uma lembrança da Tatatataravó. O colar foi roubado pela tatatataravó do tatatataravô, como lembrança de uma única “noite louca” que eles tiveram. O colar foi passando de geração a geração até Lyle. Que viaja pro passado e vira o próprio tátaratavô!

Segundo a história conta, a mulher rouba o colar e vai para Los Angeles de onde o homem disse que vinha, mas nunca o encontrou. Casualidade x predestinação! Ela vai a Los angeles (onde Lyle nasce) para encontrar Lyle, que disse que ele nasceu lá. Mas ele nasceu lá por que a mocinha fui atrás dele!!! Mas eu já sabia, por que o sobrenome da mulher é Cygne.. “Swan” ou melhor dizendo, Cisne em francês (Swan é Cisne em inglês).

Eu esperava muito do filme até ver os trailers. Pensei em futuro, várias viagens… Daí fiquei meio triste. Só que vi o naipe dos atores e novamente fiquei curioso. Acho o Ward mto foda! Ao ver o filme me dividi em “nossa, que trama que não prende” e “caracoles, como ele vai sair dessa?”

Também fiquei tocado pela obcessão de Reese pela moto.

Elas por elas não é um filme inesquecível. Assistível pela curiosidade de ver um filme mostrando o Paradoxo do Avô (como o cara pode ser seu próprio ancestral?) e o paradoxo ontológico (quem criou o colar? De onde veio?) o nome desse paradoxo em inglês é… Bootstrap paradox, por causa, adivinha do que? Do conto de Robert A. Heinlein que me fez querer ver filmes sobre viagem no tempo! E foi resenhado aqui…

Mas o filme não é muuuuito relevante. O motoqueiro-duble manda bem, mas não é um filme top 10.

Nota 5.

Coisa que só o Criança Perpétua te ensina:

Foi o segundo filme do diretor William Dear, sendo o primeiro um filme de motocicletas (Northville Cemetery Massacre de 1976) … e o seguinte, Um Hóspede do Barulho (Harry and the Hendersons de 1987)!

Impossível não ver esse filme e não lembrar do meu amigo Gustavo hahah

E no filme (o vídeo dai de cima é do seriado) o pai da família é John Lithgow e a mãe Melinda Dillon. Lithgow já foi mencionado aqui e era o pai da família de 3rd. Rock From The Sun (um dos melhores seriados da década 90). Além é claro ser o pai super rígido de Footloose! E ainda assim o cara é um humorista de primeira.

A Melinda Dillon era a mãe do moleque de Contatos Imediatos de 3o. Grau. Podem falar o que quiserem do diretor, mas ele conseguia gente boa pra fazer filmes!

Opa, coisa que eu esqueci de mencionar: Durante a papinho pós sexo do mocinho e mocinha, ela pergunta se ele sabe ler e mostra uns livros de Mark Twain (Um dos meus autores favoritos).  Um dos livros é a coletânia The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County” – A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras –  uma coletânea que têm o conto título (de 1865), publicado em 1867. Só que em 1989 Mark Twain lançaria… “A Connecticut Yankee in King Arthur’s Court” – Um Ianque na Corte do Rei Arthur – que é um livro sobre viagem no tempo… lançado 2 anos “depois que Lyle Swan viajou ao passado” para 1987…. legal né? Mais legal que o filme nunca menciona isso, é uma conclusão que fica muuuuuito subjetiva.