Coca-Cola – Dicas de um fissurado

Está chegando no Brasil um produto revolucionário que começou a fazer sucesso a pouco tempo. É um refrigerante que vem ameaçar o império gigantesco da Pepsi e da Tubaína Funada. Apesar do nome estranho, a Coca-Cola é um refrigerante que está entrando com tudo no mercado. Boa sorte pra ela!

Ok, saindo dessa introdução babaquinha, perceberam que o slogan desse ano da Coca-cola é “Abra a felicidade”? Cara, isso é errado em tantos níveis!!! Veja os slogans conforme os anos:

  • 1989 – Emoção Pra Valer (A que eu mais lembro e mais sonora)
  • 1993 – Sempre Coca-Cola (Boa também)
  • 2000 – Curta Coca-Cola (Isso bem antes de existir Facebook)
  • 2001 – Gostoso é viver (Vish! Pareceu comercial de telefones tipo “não se mate”)
  • 2003 – Essa é a Real (Uai, falsificavam mesmo a coca?)
  • 2006 – O Lado Coca-Cola da Vida (Bem fuleiro)
  • 2008 – Viva o Lado Coca-Cola da Vida (Viva o bem fuleiro)
  • 2009 – Abra a Felicidade (Eu sou fã da coca, mas chamar de felicidade é demais)

Roubei a info dos slogans acima descaradamente desse site, enfão faça o favor de visitá-lo pra ver mais slogans conforme os anos, inclusive americanos não usados em campanhas aqui.

Pois bem, pra quem me conhece lá fora (na vida virtual) sabe que sou um grande fã da Coca-cola  e já me questionaram o quanto bebo por dia (e pelas contas 2L já chegou a ser pouco no passado). Conforme se bebe, mais se aprende e eu nunca vi o tipo de informação que vou colocar aqui.

Então se segura e aprenda:

  • Coca-Colas vencem. Antes de comprar, confira a data de validade.
  • Refrigerantes, ao serem deixados na geladeira, acabam absorvendo cheiros que tem lá. Não que o seu vá virar um refri de cebola velha, claro, mas ocorrem alterações de gosto/gás.
  • Uma vez aberta, a coca-cola tende a perder gás sempre e obviamente não retorna. Só o 7-up era um refri mágico de limão cujo gás durava dias, meses.
  • Ao comprar uma garrafa grande atente se beberá tudo em até 3 dias, já que após isso a perda de gás é muito noticiável (ainda mais se tomar só 1 copo por servida).
  • No caso da coca, ao abrir a garrafa mais que 4x por dia, prepare-se pra tomar sopa no segundo/terceiro dia.
  • Não guarde as garrafas abertas DEITADAS. Quanto mais superfície de contato o líguido tem com ar, mais perde gás.
  • Na mesma linha, mais espaço na garrafa, é mais espaço pro gás escapar do líquido, repito, mantenha a garrafa de pé.
  • Evite balancar uma garrafa de coca-cola.
  • Se deixar a garrafa deitada na prateleira da geladeira depois de aberta, cada vez que for tirar a garrafa pra beber, vai balancar demais o líquido, perdendo precioso gás.
  • Se você derrubar uma garrafa fechada, deixe-a parada de pé descansando por 1 hora antes de colocar na geladeira. Saiba que essa coca tem 70% de chance de ficar só o xarope mais rápido. Deixe pros amigos.
  • O jeito ideal de se guardar uma garrafa já aberta, SERIA deixar de pé numa prateleira da geladeira, só que ocupa muito espaço. A segunda maneira é deixar na porta, local apropriado pra garrafas, só que é muito balançado (com o abrir e fechar da porta).
  • Um coca fechada, pode ser mantida deitada na prateleira da geladeira.
  • Coca-colas de copo – de máquinas tipo torneira – são xaropes misturados com água na hora e raramente estão no ponto. Considero uma coca de segunda, mas ainda coca-cola. Ela é quente, normalmente adicionam gelo que quando derrete também altera o sabor.
  • Tudo que pode ter no copo altera a coca cola. Um copo mal lavado (com resto de detergente) pode tirar o gás. Restos do xarope de coca-cola antiga no fundo do copo também, assim como copo “molhado”.
  • Quando as bolhas no copo ficam em formato hexagonal, é sinal claro de resíduos (detergente, sabão…) mas nem todos os resíduos dão esse sinal. Um exemplo é ver  as bolhas estranhas que ficam quando fazemos vaca-preta (sorvete de flocos + coca-cola). E vc não perde o refri, dessa maneira mas aprende como ficam escrotas as bolhas hahah
  • Ao comprar uma coca, você também pode apertar as garrafas de plástico, como se apertasse uma fruta. Qualquer coisa diferente de “bem firme” é problema (principalmente se tiver mole, estará sem gás).

Na hora de abrir:

  • Se o cheiro for bem doce com toques de metal, possivelmente a coca ficará com espuma farta vermelhada, com a maldita borda branca (vide seção espuma)
  • Caso o cheiro for muito doce, a coca está vencida.
  • Se o cheiro der “quase” uma vontade de espirrar, com cheiro de caramelo não enjoativo,  é das boa!

Uma coca cola boa se percebe pela espuma:

  • Caso ela forme muita espuma puxado pra vermelho, que suma/abaixe rápido (sem contato com a boca) e fique uma camada de espuma de 1 milímetro por todo o encontro coca-cola/bordas do copo (plástico) eu digo que a coca está “passada” (não é a ideal). É a coca mais fácil de encontrar.
  • Aliás, essa espuma fininha avermelhada por toda a borda é sinal clássico de problemas.
  • Caso a espuma suba e abaixe muito rápido, está mais que passada (a tendência é uma coca quase estragada). Também é o caso de coca-colas muito balançadas. Praticamente não são doces.
  • Caso a espuma seja branca esponjosa até que você encoste a boca e (devido a química dos seus lábios) baixe rapidamente avermelhada, a coca tem 60%de chance de ser boa.
  • Caso a espuma não seja muito densa, suma e fique com bolhas razoáveis “soltinhas” redondas, mas não uma camada esbranquiçada homogênea, 90% de chance de ser uma boa coca.
  • Em caso de espuma esponjosa que vira bolhas hexagonais, são traços de detergente no copo.
  • Caso não faça espuma, está sem gás (claro né).

Bebendo:

  • No primeiro gole, se o que mais sentir for a lingua e céu da boca “espinhar” é sinal que o gás está bom, a coca tende a ser boa.
  • Se no primeiro gole sentir muito doce, a coca está mais pra passada (lembrando que um gole que pegou muita espuma é diferente de um que pegou só líquido).

Sobre recipientes

Pela minhas contas, os refrigerantes que mais são alterados pelo meio que estão guardados são nessa ordem (dos que são mais alterados pros que são menos): Metal, Vidro e Plástico.

  • Metal é muito alterado, mas a validade do produto é mais curta, logo é mais reposto. Atente à validade. 50% de chance de conseguir um ideal.
  • Vidro é alterado, mas a validade é longa, existem muitos no mercado. 30%
  • Plástico é o mais popular, circula razoavelmente bem. Existem métodos pra se escolher uma não ruim. 60% – no caso da 2L (veja abaixo). Commeus métodos sobe pra 80% a chance de boa coca.

Dicas regionais

Elas valem para Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Conforme eu viajei pela Europa, percebi que existem mudanças regionais na fórmula, devido até a água dos lugares. Pra você ter uma idéia, a Coca-Cola de Dresden na Alemanha tem o gosto bem marcado por canela, chegando a ser enjoativo. Já em Munique ela era muito boa, quase sempre. A garrafa de 600ML européia é super resistente, creio que é o exacto mesmo plástico que usam na garrafa de 2L.

Logo, essas dicas podem não valer pra sua região.

Coca Cola de Vrido?

Existem 2 grandes escolas de pensamento dos fãs de coca-cola: Uns falam “Coca cola de vidro é mais gostosa” os outros falam “wharevs”. Eu sou do tipo “Coca cola de vidro é pior”.

Não encontrei fórmula para uma BOA coca cola de vidro (seja de 1L ou KS). A chance é muito randômica e em 80% das vezes a coca tem sabor alterado devido a resíduos no ar do refrigerador. Evito.

Caso for preciso, compre uma garrafa de vidro mini (200ML) já que a perda em caso de ser ruim, é menor que se fosse uma de 1L. E como o giro é grande, a chance de ser um refri “velho” é menor.

Coca-Colas de vidro têm a validade muito maior do que as de plástico, acho que por isso o gosto fica pior. Como “duram” mais, existem mais delas no mercado e ficam mais na geladeira.

Na minha cidade existem 5 Coca-colas em recipientes de plástico: 600 ML, 1,5L, 2L, 2,5L e 3L. As seguintes são perda total (nunca tomei uma boa coca-cola balanceada gás/xarope): 1,5L, 2,5L e 3L. Nem compro.

Apesar de parecer economia, se for comprar as de 2.5L e 3L pra tomar sozinho, pode acabar tomando refri sem gás. Essas são melhores compradas para festas e pra tomar em grupo (se vc curte dessas ruins).

Dica que tenho da Coca 2L (a minha favorita):

Nunca compre coca cola entre 15 dias de vencer, atente pra 20 dias ou mais. Se possível, 1 mês é o ideal.

Quando qualquer líquido fica parado muito tempo, tende a criar condensação do lado de dentro do recipiente (se ficar imóvel claro). Quando for escolher sua cocas, procure por garrafas sem condensação ou com condensação menor (atentando quando a validade, já que alguém pode ter mexido na garrafa na hora de repor).

Copos de vidro são pequenos e muito quebráveis. Vá no Bob’s e compre um ovomaltine grande. Leve o copo plástico pra casa e use pra beber refri. Não quebram facilmente e em caso de stress, pode jogar fora sem medo.

Gerais:

Não tome coca-cola após escovar o dente.

Não tome coca cola se está com gastrite ou se vomitou recentemente.

Dependendo do lugar, até o canudo muda o gosto da coca. E até o metal da lata tem gosto, se mal estocada.

Desista de pegar uma boa coca-cola no cinema. Peça com pouco gelo, por que essa coca já é aguada. Imagina depois que o gelo derrete?

Se for comer algo que vai muito acuçar (Como suspiro) evite tomar coca. Tem uma reação muito louca na boca/garganta e você ficará com vontade de arrotar, mas serão arrotinhos toscos, por um longo período (em vez de um BRUTA de uma vez). Acho que é só…

Malandragem extra que só o Criança Perpétua ensina:

A Coca Cola muda rótulos e tampas esporaticamente (tampas umas 2x por ano, rótulos bem mais vezes). Sempre que sair um rótulo/tampa nova, escolha a garrafa com eles! Chances de coca-cola boa sobem pra 90%! A mesma coisa pro inverso: quando pára de sair o rótulo/tampa nova e volta pro padrão, escolha os que tem o rótulo padrão! São produtos mais novos.

Não comprava garrafinhas de 600ML a um bom tempo, mas pelo que percebi eles deixaram ela BEEEM mais fina. Economia de grana, né?

 

Meu merchan experimental: Procurando parafusos, ferramentas e máquinas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul?
Vai pra PAFEMAQ! Também tem os links Aqui e Aqui.

Anúncios