Consumir menos

Só um pensamento pro dia.

Eu comprava bem mais do que compro hoje e sei que tenho um looongo caminho pela frente. Graças a Deus tenho achado pessoas pra comprar o que eu tenho dificuldade de largar e pra receber as coisas que eu já não vejo lógica em ter.

Aparentemente logo será vendido o próximo iPAD e apesar de ser o dono de um aparelho celular da mesma empresa, vejo o novo aparelho e acho simplesmente excesso. Claro que é por que eu já tinha certo receio ao iPAD (e até pensei em um uso: ler quadrinhos da Marvel ou livros).

Mas fui pagar minha conta de cartão de crédito e só encontrei passagens aéreas, parcelamentos de coisas do meu filho e compras do PY. E embora eu tenha ido ao PY, minhas principais compras foram comida.

Chegou ao ponto de um dos meus cartões ter virtualmente zero uso. Não quero me gabar, mas a vontade é simplesmente cancelar o cartão. Tenho crédito? Sim. Preciso mesmo usar? Só em emergências.

Eu tenho mania de acessar diariamente um site de compras chinesas e ultimamente eu tenho parado e refletido “onde vou usar isso?”. Pessoalmente tem uma lâmpada colorida de controle remoto que seria legal ter… se eu morasse sozinho. Pensei em comprar mas até eu ter uma casa, a tecnologia pode ter mudado 10 vezes.

Já não compro calças a um bom tempo, sendo que se você reparar bem a maioria que uso tem rasgos “personalizados”. Fui na C&A ver preços (as minhas de trabalho são hilárias, se você me vê com roupas do trampo vai perceber) e depois de até testar algumas o que me veio na mente foi “pra que eu preciso de MAIS calças”?. Veja bem, não tem problema vc ter um milhão se quiser. Mas EU realmente quero outra?

O que é engraçado que apesar de eu comprar muito poucos bens de consumo, não tenho o mesmo receio com comida. Devo dizer que REGAÇO.

Mas eu olho o pessoal todo feliz com uma compra grande nova e creio que eles devem ter os motivos (além é claro do “high” que dá se comprar uma coisa) e eu penso: E eu? Precisaria de algo assim?

“Se eu comprar um, eu TENHO USO pra coisa OU vou CRIAR USOS pra tal coisa?”. Do tipo: vc precisa de um óculos, vc compra. Se vc vê um óculos diferente pensa “posso usar ele como backup do meu óculos”. Isso é arranjar uso pra uma coisa que você necessariamente não precisa. A menos que prefira ter vários óculos. E já não tem vários.

Acho que minhas contas serem menores é um reflexo do fato que não preciso de tanto.

Vejo isso refletido nos brindes que dão aqui na loja: CANETAS. Eu tenho uma caneca do Chive que tem 1 lápis, uma caneta (que uso só pra clicar, não pra escrever), uma bic sem tampa com meu nome e 2 chaves de fenda (1 comum, outra cruzada ou phillips). Se eu ganho alguma caneta, distribuo. A partir do momento que eu tiver umas 4 vou começar a perder canetas. Mas eu tenho 2 e são tudo que preciso….

Imagem

