Excluíndo pastas que não querem ser apagadas

Coisas de setor de informática.

Essas dicas servem pra Windows XP

Normalmente temos vários megas de várias coisas que baixamos, ou no caso de gerência de TI, nossos funcionário fazem cagada. Nem quero começar com a história de que conseguiram REMOVER o antivírus de uma máquina no trampo (e nunca vi um antivírus me dar parabéns por bater o record de vírus).

Pois no andar da carruagem, temos que deletar toneladas de arquivos/pastas que além de não ajudarem, ocupam espaço no disco rígido. Fora que fica uma zona.

Tudo bem, tudo legal ATÈ que a pasta que você quer deletar resolve não ser deletada. E não tem reinício ou modo de segurança que consiga o milagre. Por um lado é bom que evita que deletemos arquivos em uso ou essenciais ao computador (como eu mesmo quase fiz aqui agorinha, dentro da pasta dados de aplicativos tentando deletar a pasta do antivírus, pensando que tinha instalado um novo).

Só que existem uns 3 casos que na verdade só atrapalham:

1.

Quando vc entra na pasta e tenta deleta-la, o arquivo “Thumbs” está em uso e a pasta não pode ser excluida.

Na verdade você têm que deletar a pasta SEM entrar nela, normalmente um nível acima, tipo C:/ Pasta A/Pasta B e quero deletar a Pasta B. Vc não entra na pasta B por que se tiver uma foto, o explorer vai tentar carregar a imagem e por vezes não te deixa deletar. Vc vai pra Pasta A (um nível acima) e deleta a Pasta B. Difícil de explicar, mas simplificando: não tente deletar a pasta que você está visualizando.

2.

Quando você quer deletar uma pasta de um arquivo que vc acabou de ver que é inútil, mas não pode ser excluída.

Você pode estar com o arquivo ainda aberto (comum com arquivos do Microsoft Office) ou então está na memória de algum programa aberto (o tocador de vídeo VLC é o rei disso). Vc precisa fechar o programa (o VLC por exemplo) e daí mandar a pasta pra lixeira.

3.

Quando um arquivo de instalação de atualização do windows acaba preso na memória e quando você tenta deletar “um nível acima” (normalmente a pasta C:) fala que um tal arquivo eula.rtf está em uso.

Esse é o motivo do tópico (que gerará um filho). Depois de muitas atualizações ou tentativas de atualizar, seu C:/ vai tar cheio de pastas do tipo “A3r1T24DASDw”. Se você tentar deletar, o arquivo de “Regras e usos” coisa assim, do tipo Rich Text File estará send0 usado e nem a pau vai remover.

Tentei reiniciar, não funcionou.

Tentei via modo de segurança e não funcionou.

Estava a ponto de conseguir um cd/dvd stand alone do linux (carrega pelo drive de cd, “sem instalar” nada), quando achei um programa muito útil na internet:

Unlocker. Baixe por aqui (no botão DownloadDownload Latest Version 783KB na direita,)

 

MAS NÃO INSTALE AGORA! LEIA O TEXTO ATÈ O FINAL POR QUE TEM UM PROGRAMA CHATO QUE È INSTALADO JUNTO!!! No final do post eu ensino como evitar o programa chato.

 

O Unlocker basicamente destrava o arquivo e libera a pasta para ser deletado. Eu indico pra quem entende um pouco mais de informática e não vai fazer cagada, então use com restrições.

Dessas pastas de instalação (em uma máquina eu tinha umas 10) ela deletou TODAS. Mas tem umas pegadinhas:

O programa é lento e não demonstra que está funcionando (é foda por que estamos acostumados a apertar “deletar” e já está na lixeira).

Ele dá falsos negativos (fala que não encontrou programa/arquivo em uso, apesar de vc sozinho não conseguir excluir) SÒ QUE se vc apaga pelo programa ele apaga MESMO.

Na hora da instalação ele instala um programa que me deu um baile pra remover, e é o próximo post.

Pois bem, depois de (bem) instalado o programa aparece no menu, quando você clica com o botão esquerdo:

Essa seta vermelha pode não aparecer…

Para apagar a pasta, basta clicar no Unlock para desbloqueá-la.

As vezes ele dá um falso positivo, do tipo

Caso queira apagar, clique em “Apagar” depois OK e seja feliz. O problema óbvio é que as vezes demora uns 5 minutos para terminar. Mas termina.

È normal ele mostrar uma lista dos arquivos que estão em uso, então use com moderação e veja se os arquivos são úteis antes de apagar a pasta.

Dica de instalação:

Baixe o instalador e rode. No meu caso foi o Unlocker 1.9.1

1. Escolha linguagem (pode ser português brasileiro) e clique em OK

2. Clique em próximo.

3. Clique em “Eu concordo”

4. Clique em Próximo depois de escolher a pasta onde instalar (pode ser a padrão)

5. Nessa tela, de “Selecione os componentes a instalar” NÃO selecione as opções:

“Quickstores bar.  Suport Unlocker developtment” – Instala uma barra no firefox que é FODA pra tirar (no Brasil é uma barra do mercadolivre).

“Quickstores shortcuts” – Cria atalho no Inicializar Rápido (Do Quickstores E do Mercado livre).

Já essas opções, escolha pessoal.

“Assistant” é uma opção a se retirar, pois esse Assistant é um ícone que fica do lado do relógio, que não serve pra quase nada.

“Procurar atualizações” é uma escolha pessoal.

A “Extensão do windows explorer” pode instalar sem medo.

Caso tenha instalado o Quick Stores, veja o próximo post.

E lembre-se, tome cuidado ao apagar pastas E ao instalar programas. Via de regra, todo programa que pede pra instalar barras de ferramentas (toolbar) dá a opção de NÃO instalar essas barras. NÂO INSTALE AS BARRAS.

Seja do google, do chrome, do ebay, do capeta ou da mamãe. NÃO INSTALE.

 

 

Meu merchan experimental: Procurando parafusos, ferramentas e máquinas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul?
Vai pra PAFEMAQ! Também tem os links Aqui e Aqui.

Anúncios