Novo PSP (Playstation Portátil)

Vi pelo Uol.

A Sony anunciou ontem  em Tóquio, na sua reunião anual de novidades sobre o Playstation (Playstation Meeting) o muito aguardado sucessor do PSP, o Playstation Portátil.

Esquema frontral do PSP – Retirado do http://www.psproms.com/

Primeiro vou dar um background pra vocês.

O Psp é um console portátil, com poder de processamento entre o Ps1 (Primeiro Playstation) e o Ps2. Sendo que o Ps2 é o console doméstico mais vendido da história. Além de jogos próprios e similares aos lançados no Ps1 e Ps2, o playstation portátil foi alterado por hackers e serve também para rodar coisas que a sony arrepia só de sonhar.

Uma das grandes mancadas da sony sempre foi em insistir em formatos proprietários como nos Mp3 players, eles queriam que só tocasse a mídia AAC, deles. No caso do PSP, eles criaram um disco que ficava dentro de uma capinha, conhecido como UMD.

Já tinha visto? Pois é, raro. E caro.

Entram os hackers e criam uma maneira de utilizar o entrada para cartões Memory Stick Pro (também proprietários da Sony, mas fabricado também por fábricas piratas) pra rodar jogos, sejam de PSP ou mesmo de sistemas antigos. Esse foi o motivo por que eu entrei no mundo dos PSPs. Poder jogar jogos de Mega Drive (que eu tenho 2 funcionando) ou mesmo de fliperama sem ter que carregar  mil cartuchos ou uma TV. Pois bem.

A Sony, continuou a aperfeiçoar o mesmo sistema, sem grandes mudanças. Lançou o original PSP 1000 (também conhecido como Fat – gordo) e depois de um tempo lançou o PSP 2000 (Slim – Magro), mais fino, mais rápido, leve, duração de bateria melhor e mais difícil de hackear. Após lançou o PSP3000, melhor tela, mais rápido ainda, melhor bateria e quase impossível de hackear. Mas a idéia continuava a mesma: Mesmo lay-out, entrada pra cartão de memória, wireless, conexão mini-USB e UMD.

Esquema comparativo dos PSPs – Retirado do http://tech2.in.com/

Até que cansada de tanta hackeação a Sony aboliu o UMD dos PSP!!! YEY!!! Mas também cortaram a entrada de cartões de memória, então a única maneira de conseguir jogos era comprando direto da Sony, (O leitor Kaio Julho de 2012 me apontou que ainda existe entrada pra cartões de memória. E após o período que fiz esse post, o PSPGO)

Mesmo quem já tinha os jogos em UMD precisa conseguir novas versões digitais. Oficialmente só comprando. Com cartão internacional. Não sei se conseguiram hackear esse, mas nem se preocuparam muito. Não foi um sucesso de venda se é que você me entende.

O fato de ter uma memória interna limitada, sem retrocompatibilidade (usar os UMDs antigos) e a dificuldade de comprar jogos não ajudaram, apesar deste novo PSP (Chamado de PSPGO) ter uma tela móvel, ser mais leve, fino e melhor bateria, não colou. E revendedores cientes do sucesso dos predecessores do aparelho compraram muitos… pra encalhar. Agora empurram no paraguay para quaisquer pais/tio/avós desavisados.

O patinho feio PSPGO – Retirado de http://www.dailytech.com

Como disse, eu entrei nessa pra jogar jogos antigos de Mega Drive (cujos cartuchos eu tenho) e até meio que me especializei a ponto de comprar peças novas da china, aparelhos quebrados dos EUA e fazer umas reformas por aqui. Não abri um PSP2000 mas o 1000 é firmeza.

Tenho um 1000 “prometido” ao meu filho – prometi dar um portátil pra ele em 2012. Tou na dúvida entre um PSP, meu GBA, meu GBC (ele ama pokemon) ou comprar um Nintendo DS Lite. E tenho um PSP 2000 que fiz escambo com minha prima (Te adoro Si!). Já pesquisei sobre o 3000 e achei que ele não vale a pena e o PSPGO só se tivesse entrada pra cartão. Sou meio fã por que existem muitos acessórios, os jogos rodam bem, tem essa compatibilidade e serve até de controle remoto (o 1000, mas ainda não funciona direito). Você pode navegar pela net,ver vídeos e fotos. E a principal diferença entre o PSP e um controle de Ps2 é que o primeiro tem um direcional a menos.

Dentro do círculo vermelho – Paint-o-shop mueeeeno!

Fora que a tela é linda pra se jogar em qualquer lugar (é um dos meus acessórios indispensáveis de viagem).

Ok ok, falei demais. Mas e o novo PSP? Você pergunta.

Foto retirada de um fórum, então duvide.

O console tem o nome provisório de “Next Generation Portable”. È similar ao PSP3000 (então nada de tela escrota de PSP GO, crêmos e orêmos)

Segundo o executivo Kaz Hirai, o NGP deve ser lançado no final do ano e em vez do direcional análogo (um dos principais componentes que estraga) terá DUAS alavancas analógicas camadas “Micro Analog Stick”.

È, mudança radical: 2 por 1. Pfff. Espero que seja um malentendido. Ou um controle melhor mesmo (ficará igual ao controle do Ps2?)

A grande mudança é que o aparelho terá uma tela touch screen multitoque de cinco polegadas na parte de trás e duas câmeras (uma frontal e outra dianteira).

Conforme o mercado dita, também possuirá um giroscópio interno e um GPS integrado.

Uma espécie de híbrido PSP, Iphone e Controle do Wii quem sabe. Só espero que sejam bem aproveitados, por que se a sony não o fizer, usuários farão.

Segundo Shunrei Youshida o aparelho tem o poder de processamento do PlayStation 3. E pra arrematar o console terá conexão com a rede 3G para conectividade online similar ao do iPad.

Sério? Pra?

A tela será melhor (OLED, de 960 por 544 pixels de resolução) consumirá menos energia e nível de contraste maior do que as de LCD comuns.

Problema: O NGP (também chamado de PSP2) além de memória interna (oh-ou) terá cartuchos chamados “New Game Media”.

Tá vendo o erro né? Tà bem aqui ó. Cartuchos proprietários. De novo.

Segundo a empresa, o novo portátil será compatível com jogos pro modelo antigo, comprados na loja virtual sony e com diversas funcionalidades online. A sony deve soltar mais detalhes conforme caminha o Playstation Meeting.

Bem. A princípio parece o andar natural, o PSP comum já estava muito antigo e a mudança é bem vinda e aprovada. Sobre os detalhes, me parece que a sony vai correr na direção do Nintendo DS, com tela de toque, da apple com o 3g (será que surgirá a SonyTunes?). Nada parece assustador demais ALÈM do fato de usarem memória interna e um novo formato de mídia proprietário.

Olha só uma pequena lista (roubada daqui) sobre formatos proprietários da Sony que afundaram ou nunca decolaram:

Betamax video, 1975

Digital Audio Tape (DAT), 1980’s

Minidisc, 1993

ATRAC Audio Compression, 1993

MemoryStick, 1998

Universal Media Disc, 2005

Sério mesmo, quem vai querer usar algo que não dá pra ser usado em outro lugar? Graças a Deus pelos chineses fazerem MemorySticks tão baratos, por que só servem pra câmeras sony e psps.

Já o MiniSD da câmera Olimpus do meu irmão eu uso no Wii…

Sairam uma porrada de imagens do novo PSP2…

E a info é que ele é Quad core! Pois é, algo que antes era mítico, agora portátil. E nas costas ele tem um touchpad multitouch, então você pode usar o traseira dele sem atrapalhar a visão…

Especificações Técnicas

Touchpad traseiro – Kotaku

Esse é irmão do PSP2, o Xperia Play. Um híbrido celular/PSP. Foto do Engadget.

Anúncios