Altered Beast – Máquinas Caça-Niquel – Review

Começou com o Cadillacs and Dinoussaurs e agora veio pra cá…

Lembrou desse?

E agora?

Pra começar as parte de fora do arcade já detonava:

Esses mesmos olhos aparecem na abertura do jogo

E o dragão eu praticamente só via quando a máquina sem fichas jogava sozinha...

Vídeo do arcade:

Essa máquina nem era assim tããão popular, creio eu. A grande sacada aqui é que ela era um adventure com fases curtas, muitos inimigos e você virava um monstro.

Uma coisa clara hoje em dia era a limitação de movimentos (se bem que podemos dizer isso de todas as máquinas antigas), mas eram movimentos fluídos (Soco, chute e pulo) sendo que não se dava soco ou chute no ar, mas podia abaixar e chutar pra cima.

Você é um guerreiro morto que Zeus ressuscita para que salve a filha dele de uma cabeça careca. Ele falava o clássico “RISE FROM YOUR GRAAVE” (Levante da sua tumba… para salvar minha filha do mal blablabla essa parte final escrita, não dita) mas o hardware era tão limitado pra época que muita gente entendia “OU VAAAI OU VEEEM” hahahah

Continuando, caia um raio na sua estátua você vinha à vida e tinha que enfrentar HORDAS de monstros.  A primeira fase até que não era tão difícil, mas os zumbis tinham que levar duas porradas, as caveiras de vestido que carregavam crânios e andavam estranho pra caraio também e sempre tinha uma droga de bicho voador que queria te pegar…

Todos aqui reunidos MAIS o chefe da fase ainda não transformado.

E nem queira que eu começe a falar do diabo forçudo…

Que além de se defender, te arrebentava.

Durante a fase você tinha que enfrentar todo mundo e chutar um lobo branco (aparentemente um cachorro de duas cabeças que ninguém sabia o que era). Antes desse lobo branco vinham 2 lobos marrons e a sequência era sempre diferente. As vezes um lobo parava, os outros passavam no gás… mas você PRECISAVA arrebentar o lobo branco por que ele soltava uma bolinha de energia. Quando você a pegava, A VOZ DO ALÉM falava “PÓUÊR ÔP!!!” (Power up de rodoviária) e de magrelão esquálido você virava um bombadinho. Pegando outro power up virava um cara forte pra caraio e pegando o último power up você se transformava no bicho da fase. Era uma coisa muito legal de ser ver no arcade (e videogames)

Dragão Urso e Tigre. A dos lobos devia ser igual ao tigre...

Parando pra pensar na vida real…

Altered Beast era uma paródia sobre anabolizante/drogas?

Piadinhas do Zorra Total à parte, era um jogo duca. Zumbis, caveira, diabinhos voadores, sapos do inferno, chutar dragões, formigas estupradoras, lesmas puladoras, aquele bicho do Golden Axe, matar unicórnios egípcios, peixes bolas…

Fora que ao pegar os power ups, seus golpes ficavam proporcionalmente mais fortes, então antes da transformação final você detonava os diabos forçudos com uma porrada ou soco mesmo que ele defendesse. E eu falei que quando você detonava alguém, voavam partes deles pela tela? Ééé RADICAAAL! IRAADO!

E ao virar o mostro da fase, a glória. Primeiro tinha a cena de transformação que pausava o jogo pra ficar só ela no meio da tela (uns 2 segundos, mas era tops). O música tema da fase ia pro saco e começava o tema do herói. Inimigos? Morriam de baciada. Normalmente o soco virava um ataque de longa distância, que era útil, mas o chute de cada monstro fazia uma coisa diferente. O do lobo era uma voadora à jato, o dragão era um campo de força mortal, do urso ele dava um pulo bola que regaçava e o tigre tinha um golpe semelhante a voadera atômica do lobo mas em vez de ir pra esquerda/direita da tela, ia pra cima e pra baixo.

Só ficava casca-grossa (ainda existe essa gíria?) quando encontrava o careca cabeça voadora e ele virava o chefe de fase. Em um núvem de fumaça ele mudava a múisica tema e aparecia alguém se não difícil, impossível pra uma criança enfrentar. Bons tempos.

Pensando bem, quando eu era pequeno lembro de não ter conseguido passar pra segunda fase sem usar mais que uma ficha. E se a primeira fase era difícil, a segunda era 10 vezes mais e assim por diante. Essa era a grande sacada desse arcade: Quando você começava era impossível. Se virasse o monstro ficava fácil, pra dificultar no chefe novamente. Mas na transição de fase ficava MUITO mais difícil. E o que era mais humilhante era o grito. Quando você morria a máquina soltava um grito muito foda tipo “UAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH” que era humilhante pra você, sua mãe, seus predecessores e todos os ancestrais. Era um dever pátrio você arrebentar pelo menos aquele zumbi sem cabeça que você trombou, E NADA DE GRITINHOS!!!

Daí se iam as fichas. Esse é um daqueles jogos que você gastava sua grana por que era MUITO legal e ficava difícil fácilmente. Po, o chefe da segunda fase tinha um lugar específico em que você ficava e matava ele em uns 5 segundos, mas se não for certinho, vc toma uma olhada e cai lá atrás, à mercÊ dos outros olhos.

O jogo Altered Beast foi um sucesso da Sega. O jogo apareceu no Arcade e foi levado para DOS, Amstrad CPC, MSX, NES, Atari ST, Commodore Amiga, Sega Master System, Sega Mega Drive/Sega Genesis, PC Engine CD, Commodore 64, Virtual Console, Xbox 360 (XBLA, ZX Spectrum) e Wii.

Essa capa do cartucho de Master mesmo era uma das melhores que eu já vi (sendo que eu odiava os jogos desse sistema)

Continuações foram feitas para Gameboy Advance e PS2, sendo que eu joguei essa de PS2 que é divertida, mas o chefe final é IMPOSSÍVEL. Um dos meus maiores arrependimentos nos games depois de velho é chegar só até o último chefe e não passar. Vídeo:

 

Vídeo do Mega Drive:

Esse site (em inglês) abrange muito melhor sobre Altered, pra quem quiser ler, mande ver!

Coisa que só o Criança Perpétua te conta:

No jogo Altered Beast, volta e meia você enfrenta um Cockatrice, também conhecido como Chicken Legs na Sega.

Esse troço que parece uma mistura de calango, papagaio e galinha, bem à frente

Viu?

Esse po! Aqui, na segunda fase

Também aparece em uma outra série de jogos da Sega, mas como animal de montaria:

Aqui com Gillius Thunderhead

Isso mesmo, ele aparece na ótima série Golden Axe (que foi lançada no ano seguinte), que também se originou nos arcades (mas não foi tão marcante como Altered) e foi pros consoles caseiros inclusive originando novos jogos (com a aparição do Legs tb).

Continuamos para outros jogos depois…

Anúncios