Utilidade do Iphone

Como meu líder em audiência é “O iphone não carrega? Como resolver” resolvi postar aqui a grande utilidade do Iphone.

Fui um dos “later adopter” por que qualquer formato que fica preso ao programa do desenvolvedor é meu inimigo – vc só pode usar o itunes, assim como certos walkmen da Sony só usavam o temível Media Manager. Na verdade eu procurava um smartphone que fosse bom. Surgiu a oportunidade e eu pulei no trem Iphone.

Não nego que ele é uma ferramenta muito útil, gps passivo (triangula por antenas de celular), tem um Sistema Operacional, que me permite instalar coisas como o rastreador em caso de roubo (Ilocalis) e outras coisas.

Mas vamos ao básico.

Para o Iphone ser mesmo funcional ele precisa de duas coisas: Ser desbloqueado para operadora e ter Jailbreak. Desbloqueado pra operadora se mostra utilíssimo em viagens internacionais, como pude comprovar e o jailbreak permite instalar programas não autorizados pela Apple, vulgo, existem lojas alternativas.

Para você ter uma idéia, o multitask (múltiplas janelas) que só apareceu com o Ipad, já existia a uns 3 anos via jailbreak. O programa de rastreio mesmo, o da Apple custava uns 100 dólares por ano, contra 16 euros pelo mesmo período da concorrência.

Ah, esqueci de mencionar que meu iphone é um 3G.

Claro que o jailbreak também permite que você instale programas da Apple sem pagar por eles, mas é assunto pra outro dia.

O programa que eu falarei hoje é o mais útil na minha impressão: DiskAid. Você não vai encontrar pra iphone (acho) por que ele é pro seu computador.

O que ele faz? Te dá acesso “abaixo do capô” do seu iphone.

Você quer um toque de celular mp3? Você pode fazer e jogar na pasta de toques.

Quer salvar aquele jogo de iphone que você foi longe pra cacete? Ache a pasta e salve no seu computador.

E o mais foda de todos os tempos: Quer carregar arquivos pra cima e pra baixo? Joga numa pasta do Iphone e leve aonde quiser.

A grande diferença do oficial Airsharing é que pelo Airsharing você acessa seu iphone como uma máquina da rede e manda vários arquivos, deleta e tudo, num local separado do iphone,  via wi-fi.

Pelo Diskaid “oficial” você tem a mesma funcionalidade via cabo. Com o jailbreak você tem acesso a todo o sistema oparacional, o que aumenta e muito o potencial para cagadas. A dica aqui é se ater a não deletar nada e mexer no mínimo.

Disk Aid – Usando

É meio simples, baixe, instale e abra com o iphone conectado.

Você terá acesso ao “diskaid folder” a pasta do programa. Que é basicamente inútil pra planos de instalar toques, salvar arquivos… ou colocar programas baixados do computador pra instalar.

Para realmente poder foder com seu iphone, coloque essa parte de baixo em root folder e seja infeliz.

Como eu disse, aqui todo cuidado é pouco.

Meu grande desapontamento com o programa é que você só pode passar e pegar arquivos por ele e só um arquivo por vez.  Fica lento, mas se você é como eu, vai começar a colocar todos os arquivos que quer em um arquivo .Rar e ser feliz, deixando o programa se virar colocando ou tirando arquivos do telefone.

Todo esse post é pra falar que o melhor uso mesmo do Iphone é ser um pen drive que eu não consigo perder… e Angry Birds, mas é outras história.

Ps. Se não conseguir acessar o root folder pelo diskaid, você precisa instalar algo via Cydia (pesquise). O que você precisa instalar é o “afc2add”.

Após instalado você terá acesso a pasta raiz.

Uma das coisas que você vai sofrer é que para acessar a pasta do programa que você quer, precisa procura um por um, já que não é instalado pelo nome. E tem um atraso quando você clica em uma pasta… levas uns 3 segundos para mostrar uma pasta com pouca coisa e quase um minuto pra uma muito cheia. Então você quer achar a pasta do “Bejelled 2” por exemplo, pra salvar seu jogo? Então vai ralar bastante procurando em pastas.

Mas assim como mexer com o registro do windows, tem seus pontos bons e ruins. Você só não pode se empolgar demais.

