Mídia é foda

Sei que é implicância mas essa aqui é pra mostrar que tudo quanto é empresa de informação comete erros.

Acesse a matéria (muito legal por sinal) no uol, aparentemente original do NYT aqui.

Pra você que tá com preguiça é uma matéria sobre a tradição de comer formigas, em Silveira no interior de São Paulo. Muito bem escrita, fotos muito boas também.

“Tá e do que você vai reclamar?” Sou tão óbvio assim?

Existe essa galeria de fotos, que apesar de prática, insiste em chamar a gente de burro. Quando eu, você ou todo mundo vê uma foto com legenda, já ACHA que a legenda descreve o que está acontecendo na foto, certo?

Pois é, a legenda aqui não. Em todas as fotos o gênio encarregado colocou:

“As formigas, consideradas uma iguaria rara gastronômico no Brasil, podem ser vendidas para restaurantes locais. Os moradores desta cidade de São Paulo têm mantido viva uma antiga tradição indígena de apanhar formigas gigantes, cozinhando e servindo com os tradicionais pratos brasileiros”

EM TODAS AS 10 FOTOS! Veja bem, eu achei que era um texto menor, mas agora que colei aqui achei um monstro! Se eu escrevesse tudo isso pra cada foto que coloco aqui, poderia ter Lesão por Esforço Repetitivo (ou tirar a tinta dos botões Ctrl, C e V) . E a descrição sobre o que ocorre na foto? Me acompanhe em uma: “Carlos Eduardo Fernandes, 11, apanha formigas.”

Nome, idade, E O ÒBVIO PORRA!!! A menos que a formiga tenha levantado ele, a imagem mostra tudo (mais que mil palavras). Sei que estou pegando no pé, mas 41 palavras sobre a matéria (que depois de digamos, 3 fotos, já passou a idéia) contra 6 sobre o que acontece na foto, é meio demais. Vem comigo nessa então:

Botão vermelho, 3, inapertado. Os botões vermelhos são espécies de botões que são muito comuns em lugares que se necessita iniciar ou finalizar coisas, sendo apertados ou não dependendo da necessidade do usuário ou usuários que o fazem quando precisam para usufruir do seu resultado ou para o serviço. Em países que o utilizam é muito comum sua fabricação e manutenção, sendo raro em lugares que nao são utilizados - Photoshop - Agência Google de Imagens

Pra que é? Quem é? Pra onde vai? Esse botão estuda? Esse botão é picado por formigas? Podemos chamar o botão de tamanduá? A família desse botão aceita ele pegar formigas? O avó do botão também comia? Esse botão VENDE formigas?

Esse botão serve pra copiar e colar?

Nããão esse garoto não está pegando formigas! È pegadinha do malandro!!! Ele está PLANTANDO formigas!!! Néé?

Você pensa “È um erro comum e acontece raramente”, mas não. As galerias de fotos do uol tem essa mania, mas PELO MENOS essa mudou o texto. Tem galerias que eles nem descrevem (o que é meio bom) mas colam a porra do texto padrão em todas as legendas.

Fikdik: coloquem o texto EM CIMA por que é padrão “Galeria de fotos de insetos, tal tal tal, quando por que onde” e embaixo “Para saber le a matéria clique aqui”. Ou mesmo só “+” e o link.

A partir do momento que você vê que existe um texto embaixo da foto, assume que é uma descrição da mesma, então, não acabe com nossas expectativas.

Em uma nota não relacionada, a história é do caraio. Me bateu essa dúvida se não vale a pena ir lá pra poder falar “Po, já comi formiga frita na gordura de porco, antes que a indústria de celulose acabasse com todas da terra. Digo, todas meeeeenos as nossas líderes super-formigas que surgiram depois, que adoro servir! Por-favor-nao-me-chicoteie-mestre-cortador!!!”

 

Anúncios