Coisas da mídia…

Deu no Midiamax:

Aparentemente faca tem mira em Campo Grande….

O que não me espanta muito. Temos no estado um Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (Garras). Mas o que mais acontece é que se confunde a Delegacia do Garras com o Garras. Mais ou menos assim: Delegacia especializada em Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (Garras). Nada contra a inventividade no português (até por que sou fã do Coronel em O Coronel e O Lobisomem) mas infelismente a abreviação da citada delegacia, seria DERRAS – sendo em maiúsculo por que não forma uma palavra, como Cague (Comando Ataque Galinácio Unido e Energético).

Não sei se é implicância minha, mas ver o tal sob a mira de uma faca me dói. Me dói por que sou daquelas pessoas que imagina o que se escreve literalmente, quando a coisa literalmente parece impossível. Como  “Segue anexado junto” eu imagino que são DUAS cópias e não uma (o anexo e o junto)… ou “Se vende casa” fico imaginando a casa com autonomia para se vender, biscate style.

Então quando eu leio coisas como “Foi liberada na rua Bandeirantes, em frente ao campo do comercial” eu fico imaginando que o Comercial tem agora uma sede na bandeirantes e fico imaginando onde é… por uns belos minutos.

 

Aqui tem o dobradinha rua errada+DERRBAS

Se duvidas, o link original.

O mais complicado é que hoje em dia, para se corrigir uma matéria, você precisa de um ou dois cliques. Nem precisa se retratar, caso quiser dar uma de malandro. Na mídia impressa (jornais, revistas) era complicado mesmo: semana que vem uma notinha pedindo desculpa, ou então por ordem judicial.

Daí você pensa “ah, mas é só na net”… pois é. Uma coisa puxa outra, e adivinha: o conteúdo errado se espalha como uma praga.

Veja no wikipedia…

Sim, eles colocam o delegacia e o grupo armado. Agora pensa: tudo tem suas falhas, até o wiki. Mas hoje em dia a informação normalmente é procurada nele… Semana que vem todo mundo pega a info e temos uma bola de neve nas mãos, até o derrbas ganhar significado próprio.

Como por esemplo: Sob a mira das derrbas da onça…

Se querem ser Delegacia, arranjem uma abreviatura melhor…

